CEREST realiza orientações e avaliações fisioterapêuticas para trabalhadores

– 28 de fevereiro é o dia mundial de combate às LER/DORT.-

O dia 28 de fevereiro é o dia mundial de combate da lesão por esforço repetitivo (LER) e às doenças que atingem músculos e tendões (DORT).

Preocupado com a promoção do bem-estar dos trabalhadores, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Poços de Caldas (CEREST) realiza orientações para a prevenção de adoecimentos relacionada a estas patologias.

Além das orientações, o CEREST também realiza avaliação fisioterapêutica a trabalhadores que tenham necessidade de atendimentos. Estes podem ser encaminhados pelo médico assistente, ou pelo médico do CEREST.

O que é LER/DORT?

São siglas utilizadas para identificar um conjunto de doenças que atingem músculos e tendões e que tem relação direta com o trabalho. Já o LER pode ser compreendido como Lesão por Esforço por Repetições. Já DORT é a tradução de distúrbio osteomuscular relacionados ao trabalho.

Fatores de riscos:

José Augusto Dominguite é fisioterapeuta na instituição.

O Fisioterapeuta do CEREST, José Augusto Dominguite ressalta alguns dos fatores que causam essas patologias. “O trabalho exercendo uma única tarefa de modo repetitivo. Como por exemplo, as atividades em serviços domésticos, digitação, máquina de costura, crochê entre outros podem colocar trabalhadores em risco, se não for realizada de modo adequado. O trabalho que provoca estresse físico/emocional, ausência de pausa na jornada de trabalho, trabalho realizado em ambientes inadequados (calor/frio, barulhos, falta de ventilação)  também são riscos. Não podendo deixar de falar nos aspectos ergonômicos, pois além de afetar fisicamente a vida do trabalhador, pode também ferir sua saúde mental.”

Principais patologias:

Tendinite: é um nome comumente utilizado para inflamação do tendão e de sua bainha. Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios. (Dor, Calor, Vermelhidão e Inchaço), podendo evoluir para microlezões, macrolezões e ruptura completa do tendão.

Escoliose: A coluna se desvia para o lado.

Hipersifose: desvio da coluna no qual as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente.

Hiperlordose: Desvio na coluna, na região do quadril, causando uma curvatura exagerada no local.

Sintomas frequentes:

Os principais sintomas que o trabalhador pode vir a experimentar são: a sensação de peso e cansaço, alteração de sensibilidade, dor contínua, formigamentos e dormências, perda de força e coordenação das mãos, sensação de fraqueza muscular, dificuldade para dormir e para realizar atividades de vida diária, além do que a pessoa pode se sentir ansiosa, ou deprimida”.

Mais informações

Mais informações podem ser adquiridas na sede do CEREST, localizado Rua Araguaia, Nº 259, ou pelos telefones: 3697-2397, ou 3697-2064.