Cerimônia de Certificação e Encerramento da 1ª Mostra de Gastronomia Vulcânica de Poços de Caldas Comemora Sucesso do Programa “Prepara Gastronomia”

Na manhã dessa segunda-feira(30), foi realizado o encerramento da 1ª Mostra da Gastronomia Vulcânica, que marcou o resultado do programa “Prepara Gastronomia – Poços de Caldas”. Esta iniciativa pioneira, realizada ao longo do ano pela Prefeitura de Poços de Caldas em parceria com a Secretaria de Turismo e o SEBRAE Minas, foi desenvolvida com o objetivo de melhorar os controles internos e processos de gestão das pequenas empresas no setor de alimentação fora do lar, promovendo uma verdadeira revolução na cena gastronômica local.

Uma parte crucial deste programa foi a Expedição Gastronômica, uma série de treinamentos de capacitação específicos para o setor de gastronomia. Durante esse período, 16 empresas de Poços de Caldas foram cuidadosamente selecionadas após um rigoroso processo de seleção, representando uma rica diversidade no cenário gastronômico local, desde cafeterias charmosas até cervejarias artesanais inovadoras.

O programa “Prepara Gastronomia” não se limita apenas a fornecer treinamento e capacitação. Ele criou uma comunidade gastronômica unida em Poços de Caldas. A troca contínua de conhecimentos e experiências entre as empresas participantes não apenas fortalece os laços da comunidade empresarial, mas também promove uma cultura de colaboração e aprendizado constante.

Ivan Figueiredo, analista do Sebrae da microrregião de Poços de Caldas, reforça que a colaboração entre as empresas participantes, o SEBRAE Minas, a Prefeitura e outras entidades locais criou uma rede sólida de apoio e aprendizado. O intercâmbio de conhecimento entre os empresários fortalece a comunidade empresarial como um todo, proporcionando um ambiente propício para o crescimento e a inovação.

A cerimônia de confirmação e encerramento, foi o culminar dessa jornada extraordinária. Durante o evento, as seguintes empresas foram homenageadas e receberam seus certificados:

Panedota Padaria Artesanal
Restaurante Egima Japão
Pizza na Roça
Bar Lei Seca
Restaurante I Fratelli
Café do Cristo – Citur
Becco Gastronomia
Olívia Gastronomia
Leão Churrasco
Cervejaria Gonçalves
Sorveteria We Fratelli
Café Concerto
Pizzaria da Cidade
Pizzaria Maracanã
Cafeteria Manhattan

Essas empresas não apenas se destacaram pelos pratos especiais que prepararam, mas também pelo espírito inovador e paixão pela culinária que trouxeram para a mesa.

Agora os pratos elaborados por esses estabelecimentos estarão disponíveis nos cardápios de cada empresa, proporcionando aos clientes uma experiência gastronômica única e deliciosa. Poços de Caldas agora se destaca não apenas como um destino turístico pitoresco, mas também como um paraíso culinário, graças ao trabalho árduo, dedicação e criatividade dessas empresas incríveis.

O sucesso da 1ª Mostra de Gastronomia Vulcânica não teria sido possível sem o apoio crucial do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), da Instância de Governança Regional Caminhos Gerais e da Associação dos Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares (ABRE). A colaboração entre entidades públicas e privadas foi fundamental para transformar uma visão audaciosa em uma realidade deliciosa.

Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, a gastronomia é um fator-chave para o turismo. Ao criar uma identidade culinária única para Poços de Caldas, a cidade se torna um destino turístico ainda mais atraente para visitantes locais e internacionais. Isso não só impulsiona a economia local, mas também promove o orgulho de todos.

Segundo o vice-prefeito, Júlio César de Freitas, a 1ª Mostra da Gastronomia Vulcânica e o programa “Prepara Gastronomia – Poços de Caldas” são exemplos poderosos para o progresso econômico, social e cultural da cidade. Ao investir na gastronomia local, Poços de Caldas não apenas encanta paladares, mas também construiu um futuro mais saboroso e próspero para todos os seus habitantes.

Para encerrar o evento, Michel Abras, chef de cozinha e pesquisador mineiro, cujo trabalho tem sido fundamental na preservação e promoção da rica herança gastronômica de Minas Gerais, apresentou os frutos da expedição gastronômica, revelando não apenas pratos deliciosos, mas também histórias apaixonantes sobre os ingredientes locais e as tradições culinárias que fazem de Minas Gerais um tesouro gastronômico.

Segundo Rosilene Faria, diretora do Departamento dos Serviços Termais, responsável pelo projeto, o Prepara Gastronomia, ressalta que o objetivo ao iniciar esse projeto foi fortalecer a indústria gastronômica local, criar oportunidades para que as empresas prosperem ainda mais e apresentar uma singularidade de nossa culinária a todos. “Ver o crescimento e a evolução de nossos participantes, a paixão que eles têm pela gastronomia e o modo como agora inspiram outros é verdadeiramente gratificante. Nossa cidade se destaca também pela diversidade de nossa comida. O Prepara Gastronomia é uma celebração do talento, da criatividade e do espírito empreendedor de nossa comunidade. Continuaremos a apoiar e nutrir esse movimento culinário e a promover o orgulho em nossa riqueza gastronômica.”