Cine Olhar exibe o premiado filme mineiro Arábia

O projeto Cine Olhar, cineclube poços-caldense, retorna no mês de abril com uma nova exibição, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O filme escolhido é “Arábia”, drama brasileiro de 2017 dirigido por Affonso Uchôa e João Dumans. Protagonizado por Murilo Caliari, Aristides de Sousa e Renan Rovida, o filme é baseado no conto homônimo de James Joyce, “Araby”.

“Arábia” foi exibido em diversos festivais, como no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Festival Internacional de Cinema de Cartagena e Festival Internacional de Cinema da Flandres-Gante, e foi premiado como Melhor filme no Festival de Brasília 2017; Melhor filme lançado em 2018 segundo a Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Jornal Folha de São Paulo e Festival SESC Melhores Filmes.

A curadoria do filme é destinada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Padrão Parque das Nações e visa proporcionar uma reflexão sobre as realidades sociais e econômicas enfrentadas por indivíduos marginalizados no Brasil. “Arábia” é uma obra que aborda de forma sensível e autêntica as questões de desigualdade social, precariedade de trabalho e a luta pela sobrevivência em meio a um contexto adverso.

Sinopse
O filme segue a história de um jovem que encontra o diário de um metalúrgico, revisitando suas memórias. Ao encontrar o diário, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.

Informações sobre a exibição
Dia: 23/04
Local: Escola Padrão Parque das Nações (Avenida Portugal, S/Nº – Pq. das Nações)

Serviço
O Cine Olhar promove a ambientação de um cinema itinerante de forma totalmente gratuita, com pipoca e refrigerante para as sessões presenciais, além de sessões on-line no site www.cineolhar.com.br. O projeto já atendeu mais de três mil pessoas desde 2016 e exibiu diversas obras do cinema nacional. As idealizadoras do projeto são as produtoras Larissa Freitas e Valéria Freitas, com suporte técnico de Joseane Sartini.

Para saber da programação acesse ao site do Cine Olhar e acompanhe no Instagram: @_cineolhar