“Circuito de atualização em reabilitação pós-COVID” foi realizado em Poços

Aconteceu na última sexta-feira (22), o “Circuito de atualização em reabilitação pós-COVID”, viabilizado por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO- 4 MG) .

De acordo com o Regulador de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, João Carlos Naldoni Júnior, a parceria entre a Secretaria e o CREFITO – 4 MG é extremamente oportuna e assertiva, capacitando profissionais de todo o município e região neste trabalho. João ressaltou ainda, a importância do fisioterapeuta nesse tratamento. “A atenção fisioterapêutica é fundamental na pré-internação, na internação e na alta hospitalar. Observamos muitos casos de fibrose pulmonar, transtornos vasculares e neurológicos secundários à COVID- 19, com fundamental atuação do fisioterapeuta neste processo de recuperação”.

A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta da rede assistencial da Prefeitura de Poços de Caldas, Anadely Aparecida Silva Magalhães. Ela atua em Reabilitação Cardíaca e Respiratória há 23 anos em clínica, Hospital, domiciliar e na docência universitária.

Laís Kênia Silva dos Reis, é Fisioterapeuta há cinco anos no Hospital da Zona Leste, e para ela a capacitação é extremamente relevante tendo em vista o momento que estamos vivendo. “Foi abordada as manifestações da COVID-19, as lesões e as sequelas do paciente pós-COVID. Além de procedimentos e orientações para os pacientes. Nessa capacitação também foi reforçado a importância do fisioterapeuta na recuperação, intra-hospitalar e pós-internação. Sendo que o nosso principal papel é devolver ao paciente a capacidade de voltar as suas atividades diárias com o máximo de funcionalidade”, finalizou a fisioterapeuta.