Você está em:

Com oito títulos do autor disponíveis para empréstimo, Série Vaga-lume indica Raul Drewnick

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

O escritor indicado desta semana é Raul Drewnick. Jornalista, trabalhou mais de 30 anos no jornal Estado de São Paulo e na antiga revista Visão. Escrevia crônicas para o Caderno 2 e para o caderno Cidades do Estadão, além da Vejinha/São Paulo, Jornal da Tarde e o antigo Diário Popular. Escreveu os livros de crônicas “Antes de Madonna” (Editora Olho d’Água) e “Pais, filhos e outros bichos” (Lazuli/Companhia Editora Nacional), além de ter feito parte de coletâneas e antologias. Possui um livro de contos e duas dezenas de novelas juvenis, muitas das quais publicadas pela Série Vaga-lume.

Na adolescência, Raul Drewnick apaixonou-se pela crônica. Admirava o gênero porque retratava gente anônima das ruas – jornaleiros, engraxates, sapateiros – dando-lhes status de heróis. Foi correspondido no seu amor: pelas mãos da crônica, passou a frequentar as páginas de jornais e revistas de São Paulo e de outras partes do Brasil. E manteve-se fiel. Até hoje vê o mundo com olhos de cronista.

Raul nasceu em São Paulo em 1938 e já na infância morria de vontade de inventar histórias empolgantes como aquelas de Monteiro Lobato, que ele lia com tanto prazer. Fanático por futebol, pensou ainda em ser jogador profissional, mas acabou mesmo sendo um grande escritor.

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem oito títulos do autor à disposição para empréstimo Um inimigo a cada esquina; A hora da decisão; Correndo contra o destino; A grande virada; A noite dos quarto furacões; O preço da coragem; Ricardinho, o grande; e Vencer ou vencer, em três unidades de acesso público: Centenário; Julio Bonazzi e Manuel Guimarães.

Um inimigo em cada esquina
Bifinho, Sujinho, Simpa e Gorducho fugiram de casa e agora perambulam pelas ruas do centro de São Paulo à procura de uma vida mais feliz. Será que esse sonho pode virar realidade? Para sobreviver, os garotos se metem em confusões e sempre acabam encontrando um inimigo em cada esquina.

A hora da decisão
O Robson tem razão de se chatear: César e Marcelo gostam de uma confusão! O pai do Robson é um cara legal. O que será que essa tal Susana quer com ele? Acho que vou acompanhar Robson, Lulu e Tampinha para ver de perto o resultado dessas disputas com César e Marcelo.

Correndo contra o destino
A vida dá muito a alguns e quase nada a outros. Mas, muitas vezes, estes que nada têm são dotados de uma tal força, garra e obstinação capazes de fazê-los superar todas as dificuldades. Pascoal está satisfeito. Depois de muita luta, consegue realizar seu grande sonho: abrir seu próprio negócio, um mercadinho num bairro pobre da periferia de uma grande cidade. Só lhe falta agora vencer a resistência de Marta, sua mulher, que não consegue se adaptar ao novo lugar. Mas ele persiste, pois tem a convicção de que está no caminho certo.

A grande virada
Valéria é uma garota que como muitos outros jovens enfrenta problemas de relacionamento com os pais: ela nem sempre se sente compreendida e amada por eles. Mas se a vida em família não vai lá muito bem, duas coisas lhe dão muito prazer: jogar futebol e estar com seus amigos inseparáveis, Roseli e Rodrigo.

A noite dos quatro furacões
Gugu na bateria, Marquinho na guitarra, Fantão no vocal, Fontinho no baixo. Com vocês, os Furacões! Esse é o quarteto que quer arrasar no festival de rock do clube. No do ano passado, perderam o título para os Diabos da Meia-noite, conjunto do insuportável Glauco, e agora desejam a revanche.

O preço da coragem
Depois de muita luta, Claudete consegue convencer o pai a deixá-la trabalhar. Ela tem 18 anos mas, para ele, é como se ainda fosse uma menininha. E mais furioso ele fica ao saber que o primeiro emprego da filha será justamente no supermercado do qual ele é gerente.

Ricardinho, o grande
Ricardinho estava na cama, deitado no escuro, quando a luz de um relâmpago, entrando repentinamente pela fresta da janela de alumínio, mostrou a sinistra figura de um homem parado na porta do quarto. O pavor espalhou-se instantaneamente pelo seu corpo, da cabeça aos pés, e ele começou a tremer tanto que o colchão parecia estar sendo sacudido por um terremoto.

Vencer ou vencer
Lucinha tem 18 anos e é sócia do Clube das Amigas do Vôlei Brasileiro, no interior de São Paulo. Mais do que julgar a beleza dos seus ídolos, ela encara o esporte com muita seriedade. E é por isso que Lucinha viaja do interior para a capital, com o sonho de se tornar uma grande jogadora de vôlei. Mas já nessa viagem se dá conta de que realizar esse sonho não será fácil. Para amenizar a solidão na terra desconhecida, duas pessoas aparecem na vida dela: a amiga e companheira de time, Sílvia, e o namorado e jogador de basquete, Fábio.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social