Composição Ferroviária recebe Maria Alcina neste domingo

Abertura fica por conta de Eli Muzamba

Uma convidada luminosa será a atração da 3a edição do projeto Composição Ferroviária em Poços de Caldas no ano de 2022: Maria Alcina celebra seus 50 anos de carreira, com fôlego de iniciante, no próximo domingo, 16 de outubro, às 10h, na Praça do Imigrante, ao lado da Fepasa.

Juntando seus nove anos de existência, são 48 edições do Composição Ferroviária em quatro cidades mineiras – Poços de Caldas, São Lourenço, Itaúna e Pouso Alegre. O sucesso do projeto se deve a vários fatores: a qualidade dos artistas que nele se apresentam, a sua gratuidade, seu público fiel e diverso, apoio do poder público e da iniciativa privada e ao trabalho incansável de seus produtores – e assim, o Composição Ferroviária segue iluminando as manhãs de domingo.

Uma convidada bastante pitoresca será a atração desta edição – Maria Alcina. Mineira de Cataguases, Alcina mudou-se para o Rio de Janeiro no começo dos anos 1970. Cantou em casas de shows e boates, apresentou-se em teatros de revista ao lado de Leila Diniz, por exemplo, até explodir em 1972, no Festival Internacional da Canção (FIC). Na década seguinte, fez enorme sucesso com músicas retiradas do folclore, como Prenda o Tadeu e É mais embaixo. Como gosta de desafios, nos anos 90, a convite de Nelson Motta, participou de show em homenagem a Carmen Miranda, no Lincoln Center (Nova York), com Aurora Miranda e Marília Pêra.

Com o álbum Confete e Serpentina (2009), venceu o Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Cantora Popular e Melhor Disco Popular. Em 2014, gravou o CD “De Normal Bastam os Outros”, com canções inéditas de Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Karina Buhr e Anastácia. No ano seguinte lançou DVD homônimo. Em 2018, foi a vez de homenagear a obra de Caetano Veloso, cantando em seus shows um repertório do compositor. Maria Alcina integra também o CD tributo à obra de Inezita Barroso (Canta Inezita), produzido por Thiago Marques Luiz e com a participação da icônica dupla As Galvão, Claudio Lacerda e Consuelo de Paula.

Para a abertura desta edição, o convidado é Eli Muzamba. Mineiro de Muzambinho, Eli é vocalista da banda de rock JetSet há 25 anos. De Rolling Stones a Guimarães Rosa, a banda trilha caminhos inusitados, marcados pela performance de palco única e envolvente de seu vocalista. Depois de três discos gravados pela banda, que segue atuante, Eli grava seu primeiro CD solo – o Bonança, com canções próprias e com parceiros novos e antigos. Sobre o novo trabalho, que Eli traz para o Composição Ferroviária, diz “Bonança é um disco desacelerado e profundo, antenado com as tendências, mas, ao mesmo tempo, livre de modismos. E se na cena musical atual isso parece loucura, chamo isso de verdade.”

O Composição Ferroviária é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio do DME, além do apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Cristais Cá d’Oro, do Ibis e Restaurante Lei Seca.

COMPOSIÇÃO FERROVIÁRIA apresenta MARIA ALCINA
Abertura de Eli Muzamba
DOM | 16.10.2022 | 10 horas da manhã | Praça do Imigrante (ao lado da Fepasa)
ENTRADA FRANCA