Conferência Municipal de Cultura tem início na próxima segunda-feira (23)

Tem início, na próxima segunda-feira (23), a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Poços de Caldas. A Conferência será realizada nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a partir das 19h, no Espaço Cultural da Urca.

A convocação da Conferência foi feita oficialmente pelo prefeito Sérgio Azevedo, por meio do Decreto nº 14.397, publicado na Edição Suplementar do Diário Oficial do Município da última quinta-feira (19).

A 5ª Conferência Municipal de Cultura terá como tema central “Democracia e Direito à Cultura”. As discussões serão organizadas em seis eixos temáticos Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Sólida experiência de coordenação em instituições como SESC/MG, Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e UNESCO, bem como longa experiência em política de investimento em cultura por meio de incentivo fiscal e domínio da pauta internacional de desenvolvimento sustentável, atuação em mapeamentos participativos, conselhos de políticas públicas e condução de processos para alterações em marcos regulatórios nos setores de Cultura, Comunicação e Desenvolvimento Local.

O diretor de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, José Oliveira Júnior, participará dos três dias de Conferência em Poços de Caldas. Profissional com mais de 20 anos de experiência em Gestão e Consultoria em temáticas ligadas à Diversidade, Governança, Agenda 2030, Gestão da Cultura e Processos Participativos, tem sólida experiência de coordenação em instituições como SESC/MG, Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e UNESCO, bem como longa experiência em política de investimento em cultura por meio de incentivo fiscal e domínio da pauta internacional de desenvolvimento sustentável, atuação em mapeamentos participativos, conselhos de políticas públicas e condução de processos para alterações em marcos regulatórios nos setores de Cultura, Comunicação e Desenvolvimento Local.

A Conferência
A Conferência Municipal de Cultura será realizada pela Comissão Organizadora, composta pelos seguintes membros: Guilherme Eduardo Teixeira; Lavínia Crestani do Vale; Luis Gustavo dos Santos Dutra; Marcelo Abuchalla; Marianna Gonçalves de Carvalho; Pedro Henrique Simões Delboni; Raíssa de Melo e Silva Ferreira; Ricardo Evandro de Oliveira Valias. “Cabe destacar que a Conferência Municipal de Cultura é organizada de maneira compartilhada pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Entre os objetivos da Conferência estão promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos culturais, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas; formular propostas, a partir do debate do documento base da 4ª Conferência Nacional de Cultura, bem como das perguntas geradoras; definir propostas para serem levadas à etapa estadual; e eleger os delegados que representarão o Município de Poços de Caldas na 4ª Conferência Estadual e garantir a participação.

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/UVPeqWPK8ik5mRqq9

Texto-base e documentos norteadores por eixo temáticos: https://abre.ai/gVQF.

Eixos temáticos e mediação:

Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
Mediadoras: Raissa de Melo e Mariana Chaves Oliveira;

Eixo II – Democratização do acesso à cultura e Participação Social
Mediador: Guilherme Teixeira;

Eixo III – Identidade, Patrimônio e Memória
Mediadoras: Lavínia du Valle e Lícia Perote de Almeida;

Eixo IV – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Mediador: Marcelo Abuchalla

Eixo V – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Mediador: Ricardo Evandro Valias;

Eixo VI – Direito às Artes e às Linguagens Digitais
Mediador: Pedro Delboni.

Confira a programação completa:

Dia 23 – 19h
Abertura
Apresentação dos Programas Secult – Resultado da 4º Conferência
Escuta

Dia 24 – 19h
Apresentação dos Eixos Temáticos
Grupos de trabalho
Eleição de delegados para a Etapa Estadual

Dia 25 – 19h