
Prefeito Paulo Ney durante a abertura da Conferência
Na última sexta-feira, 11 de abril, Poços de Caldas sediou a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”, foi realizado no Espaço Cultural da Urca.
A conferência é uma instância de debate, formulação e avaliação sobre temas de interesse público voltados para pessoa idosa e conta com a participação de representantes do governo e da sociedade civil.
“Esse debate é muito importante para que a gente possa por em prática propostas para que a pessoa idosa tenha uma qualidade de vida melhor, um envelhecimento saudável e, principalmente, tenha seus direitos garantidos”, ressalta a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Hellen Gonçalves Gervásio. Ela aponta que entre os desafios para a população idosa em Poços estão a acessibilidade e a questão da violência contra os idosos, por exemplo.
A programação contou com mesa de abertura, leitura e aprovação do Regimento Interno, palestras, apresentação e grupos de discussão dos cinco eixos propostos, plenária e eleição dos delegados que vão representar o município na Conferência Estadual, em Belo Horizonte.
“Sem dúvida, a Conferência é um momento fundamental na discussão, avaliação e proposição de ações, visando sempre ao aprimoramento das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa em âmbito municipal”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho. Organizada pelo Conselho Municipal do Idoso, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“É muito bom, a gente aprende muita coisa”, avalia dona Odete Esperança da Silva, de 77 anos, uma das participantes da Conferência. Para mobilizar a população e incentivar a participação, foram realizadas pré-conferências em diversos locais, englobando os serviços para este público.