Conscius Dementia comemora 9 anos com retorno aos palcos presenciais dentro da programação do Julho Fest

A Companhia de Teatro Conscius Dementia, de Poços de Caldas comemora, em 2022, 9 anos de existência; 9 anos de muita luta, resistência na arte, muitos espetáculos, cenas, viagens e, claro, muito público recebendo seu teatro. Mesmo em meio à pandemia, a Cia se reinventou com o teatro digital em 2020 e em 2021. Para comemorar essa caminhada na arte, a cia leva para o público dois espetáculos autorais dentro da programação do Julho Fest: “Carta ao Meu Corpo” e “Sobre-Viver”. Ambos terão sua estreia presencial, já que foram construídos em meio à pandemia, sendo o primeiro apresentado ao vivo via plataforma Zoom e o segundo gravado e exibido no Youtube.

O espetáculo Sobre-Viver conta a história de 4 personagens que vivem em um cortiço. Um escritor, Rodolfo, uma musicista e artesã, Lúcia, uma artista plástica, Eva, e uma misteriosa e mal educada senhora, que é dona do local, chamada Julieta. Para essa senhora todos esses artistas são desocupados e não têm o que fazer. Para os artistas a luta é diária para vender sua arte, não desistir de seus sonhos e “sobre-viver”. Os três se ajudam, conversam sobre o fazer artístico, enquanto a senhora só os critica para que arrumem um “emprego de verdade”. Os artistas esbarram em várias dificuldades, como a desvalorização da arte, promessas políticas, fiscalização indevida, cobrança de propina. Após tantas tentativas de sobreviver da sua arte, o espetáculo direciona o público para dois finais possíveis e cabe a ele decidir qual deve ser o fim da trama.

A peça terá sua estreia presencial neste sábado, dia 16/07/2022, às 20h30, no palco da Urca, dentro da programação do Julho Fest. Os ingressos são no valor de R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia e podem ser adquiridos com os integrantes, na loja Armazém 389, na Livraria Porão ou pela plataforma Sympla.

“Carta ao meu Corpo” é um pedido de desculpas, uma reconexão, uma busca pelo autoconhecimento e pela autoaceitação do próprio corpo. Numa sociedade que exalta corpos magros e malhados, ser gorda ainda é visto com maus olhos; como alguém que não se cuida, como alguém doente e não simplesmente como uma característica física. Isso faz com que pessoas gordas, em especial mulheres, que recebem muito mais essa cobrança, passem a se odiar, a não se reconhecer, a querer o corpo da revista e da novela e para alcançar esses objetivos fazem o que for necessário em dietas, cirurgias, exercícios excessivos.

Carta ao Meu Corpo acontecerá no dia 24/07/2022, dentro da programação do Julho Fest, no Parque Ecológico da Zona Sul, às 16h30. A apresentação é gratuita.

A produção é da Cia de Teatro Conscius Dementia e seus integrantes: Danielle Marques, Gabriela Severini, Larissa Garcia, Rafaela Jacon Dutra e Will Moreira e conta com Johnny Hansk como sonoplasta convidado.

Serviço:

Espetáculo Sobre-Viver
Dia: 16/07/2022
Local: Teatro Benigno Gaiga – Urca (Programação do Julho Fest)
Ingressos: R$20,00 inteira / R$10,00 meia
Ponto de venda: Armazém 389, Livraria Porão, integrantes da cia ou no link: https://www.sympla.com.br/sobre-viver__1634225

Espetáculo: “Carta ao Meu Corpo”
Dia: 24/07/2022
Local: Parque Ecológico da Zona Sul (Programação do Julho Fest)
Para mais informações: 35 9 9836-5389 Rafaela J. Dutra
Instagram: @ciaconsciusdementia