Conselho Municipal de Política Cultural elege novos membros

Eleição foi realizada no último sábado, na Secult (11)

Foi realizada no último sábado (11), na Secretaria Municipal de Cultura, a eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Participaram como eleitores 117 agentes culturais locais.

O processo elegeu representantes das seguintes áreas: artes plásticas; artes visuais; audiovisual; cultura digital; cultura popular; dança; literatura, livro e leitura; música; e teatro, além de representante de associações com atuação artístico-cultural. “Foram mais de cem eleitores, com 24 candidatos. Consideramos positivo o processo de participação social e desejamos um excelente trabalho aos novos conselheiros, que serão empossados no mês de agosto, quando se encerra o mandato atual”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

O Conselho
O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Cultura, que se constitui como principal espaço de participação social institucionalizada de caráter permanente na estrutura do Sistema Municipal de Cultura. Tem como principal atribuição elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura.

Eleitos
Com mandato de quatro anos, foram eleitos:

Artes Plásticas: Marcelo Abuchalla

Artes Visuais: Rafael Fonseca da Mata

Audiovisual: Bruno Benetti (titular)
Téder Moras (suplente)

Cultura Digital: Pedro Henrique Simões Delboni

Cultura Popular: Ana Maria de Paula Cruz (titular)
Luis Henrique de Souza (suplente)

Dança: Adriano Mesquita

Literatura, Livro e Leitura: Eliana Joas Gaiga (titular)
William Rocha Moreira (suplente)

Música: Luciano Correa Machado (titular)
Guiliano D’onofrio da Conceiçāo (suplente)

Teatro: Rafaela Jacon Dutra (titular)
Valber Rodrigues Franco (suplente)

Associação com atuação artística cultural: Jorge Ferreira Cunha.

Os segmentos de Artesanato e Circo não apresentaram candidatos. Neste caso, o Conselho Municipal de Política Cultural indicará os representantes ao Prefeito Municipal. Os trâmites para a nomeação já estão sendo providenciados e a posse do novo conselho será realizada no início do mês de agosto.

Os membros eleitos de cada segmento formarão as respectivas Câmaras Setoriais, que têm como atribuição fornecer subsídios ao Plenário do Conselho Municipal de Política Cultural para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos segmentos culturais.