Controle e Avaliação | Equipe da cidade de São Sebastião do Paraíso realiza visita técnica para conhecer o trabalho realizado em Poços

Nesta semana, a equipe do setor de Controle e Avaliação da secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso – MG, esteve em Poços para conhecer o trabalho realizado pelo setor em Poços.

Durante a visita, foram apresentados os processos internos, formas de organização e assistência, além da troca de experiências.

Também foram abordados questões como, Faturamento Federal; Regulação(todo o complexo); Mecanismos e formas de supervisão clínica e hospitalar, Auditoria; ; Controle e alimentação das bases de dados, entre outros assuntos.

O Coordenador de alta e média complexidade, João Carlos Naldoni Júnior avaliou a oportunidade. “É muito gratificante poder cooperar com colegas do serviços de controle, avaliação e auditoria de outros municípios, é um serviço essencial e fundamental para o funcionamento do SUS em todos os seus aspectos, e o trabalho realizado pelo departamento impacta diretamente na forma de se fazer saúde pública no município. O serviço em Poços de Caldas foi estruturado há mais de 20 anos e se encontra em constante processo de transformação e modernização, sempre com o objetivo de melhorar a forma de se ‘fazer saúde pública’ bem como aprimorar os mecanismos de controle, supervisão, auditoria e qualidade de serviços ofertados à população, muito gratificante cooperar com os municípios que estão buscando a reestruturação e aperfeiçoamento destes serviços, além de ser um ótimo sinal de que embora muito longe da perfeição nos processos, estamos no caminho certo para isso.”

A ocasião contou com os representantes do setor da secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso: Adriana Rogeri Franco – Diretora de Saúde; Ana Carolina Coelho Leite Ferreira – Gerente de controle, avaliação, regulação e auditoria ; Edilaine Aparecida da Silva – Faturamento SIH; Letícia Barbosa Santanelli – Faturamento SIA ;  Ingridy Aparecida Ferreira – Revisão de contas ambulatoriais;  Maik lucarini Bueno e Talita Spósito de Oliveira – Médico regulação, controle, avaliação e auditoria.

Os representantes do setor da secretaria de Saúde de Poços foram: Elisandra Souza Pizzol – Diretora de Controle e Avaliação; João Carlos Naldoni Junior – Coordenador da Média e Alta Complexidade; Dra. Vilciane Marcelino Miranda Marcondes – Supervisora Hospitalar; Marisol Dias Miguel – Faturamento; Bernadete Balducci Scafi – Supervisora Ambulatorial; Eduardo Luiz da Re – Auditor e Marta Ferreira – Médica Reguladora.

O Setor de Controle e Avaliação

É o departamento responsável pelos sistemas de informação, programação da assistência na saúde, contratos de serviços, controle financeiro de serviços relacionados, regulação (controle de consultas, exames e procedimentos), autorização de Tratamento fora de domicílio, relacionamento com unidades de saúde próprias e rede de saúde credenciada e conveniada (inclui hospitais e entidades de terceiro setor), também responsável pela supervisão, qualidade e auditoria de todos os serviços da rede de saúde municipal, ou seja o Controle e Avaliação cuida de processos inerentes à função de gestão, voltados para os aspectos quantitativos, qualitativos, físicos e financeiros das políticas de saúde.