Você está em:

Crise existencial: O Fio da Navalha é a indicação das Bibliotecas Públicas da semana

O século XX produziu uma quantidade exorbitante de histórias sobre ex-soldados que voltaram perturbados da guerra, entretanto, poucas obras se tornaram tão emblemáticas sobre o assunto quanto o livro em questão. Escrito por W. Somerset Maugham e publicado em 1944, “O Fio da Navalha” acompanha o jovem Larry Darnell durante uma jornada de busca de sentido da vida após seu retorno traumático da Primeira Guerra Mundial.

Depois de presenciar a morte de seu amigo em batalha, o protagonista retorna aos Estados Unidos transformado, adia seu casamento e decide passar uma temporada de aprendizado existencial. A ação transcorre entre os anos 20 e 40 em lugares tão díspares quanto Chicago, Paris, Marselha, Índia e ranchos no Texas.

Entusiasmado com as descobertas e a possibilidade de um mundo radicalmente novo, Darrell viaja para esses países em busca de iluminação espiritual, como o próprio autor fez na década de 30. Anos mais tarde, Darrell reencontra sua noiva e vários amigos americanos que haviam deixado os EUA depois da crise financeira de 1929.

“O Fio da Navalha”, expressão retirada por Maugham de um dos upanixades (textos sagrados da Índia), é uma obra que nos desafia a refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e a questionar os valores convencionais da sociedade. Com uma escrita rica e envolvente, Maugham nos conduz por uma jornada intensa e impactante, deixando-nos com uma profunda reflexão sobre o propósito e a essência da existência humana.

Título: O Fio da Navalha
Autora: W. Somerset Maugham
Ano de publicação: 1944

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.

“O Fio da Navalha” é indicação de leitura da equipe da Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi e está disponível para empréstimo em todas as unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas. Confira os endereços e horários de funcionamento.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Telefone: 3697-2161
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social