Da ganhadora do Premio Nobel da Paz de 2014, “Eu sou Malala” é a indicação das Bibliotecas Públicas desta semana

“Educação é nosso direito básico. Não apenas no ocidente; Islã também nos deu este direito. O Islã diz que toda garota e todo garoto dever ir à escola. No Alcorão está escrito: Deus quer que nós tenhamos conhecimento. Ele quer que nós saibamos porque o céu é azul e sobre oceanos e estrelas. Sei que é uma grande luta – ao redor do mundo há cinquenta e sete milhões de crianças que não estão na escola primária, trinta e dois milhões delas são garotas.”

O livro “Eu sou Malala” é a autobiografia de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que se tornou um ícone global da luta pela educação das mulheres e pelos direitos humanos. Escrita em parceira com a jornalista britânica Christina Lamb e publicada em 2013, a biografia conta a história dos primeiros e conturbados 15 anos de vida de Malala, no Paquistão. Ela oferece um panorama da história recente do país, ao mesmo tempo em que explica o contexto político e cultural da região em que cresceu.

Malala descreve vividamente sua paixão pela educação, sua relação com sua família e como a região em que ela cresceu gradualmente se tornou um território controlado pelo Talibã, o que levou a restrições severas à educação das mulheres. O ataque a Malala, no qual ela foi baleada na cabeça enquanto estava no ônibus escolar, chocou o mundo e a catapultou para a atenção internacional.

O livro também explora temas mais amplos, como a importância da tolerância religiosa, a resiliência das mulheres em situações adversas e a capacidade de uma pessoa jovem de desafiar a realidade e inspirar mudanças significativas. O Comitê do Nobel reconheceu Malala por ser uma voz poderosa e inspiradora para a mudança social e a igualdade de gênero, particularmente em regiões onde o acesso à educação é limitado, especialmente para as mulheres. Sua determinação capturou a atenção global e a tornou a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio, aos 17 anos, em 2014.

Título: Eu Sou Malala
Autoras: Malala Yousafzai e Christina Lamb
Data de publicação: 2013

“Eu Sou Malala” é uma narrativa cativante que oferece insights profundos sobre a força do espírito humano e a determinação em face da adversidade, além de destacar a urgência de garantir o acesso à educação para todos, independentemente do gênero. A obra é indicação de leitura da equipe da Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU da zona leste, e está disponível para empréstimo na Biblioteca Centenário, além do própria CEU.

Confira os endereços e horários de funcionamento.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.