De Menino de Asas e Cabra das Rocas, Homero Homem é o autor da Série Vaga-lume indicado nesta semana

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021

Nesta semana, o autor indicado é Homero Homem, que publicou pela Vaga-lume as obras Menino de Asas e Cabra das Rocas. Nascido em 1921, em Canguaretama, no Rio Grande do Norte, o escritor iniciou os estudos em sua terra natal, mas veio a completá-los no Rio de Janeiro. Nessa cidade, foi professor da Universidade Federal e começou a trabalhar como jornalista, logo colaborando em grandes jornais e revistas nacionais. Estreou na literatura em 1954, com um poema em prosa. Dedicou-se também ao ensaio e à ficção, com grande sucesso. Recebeu vários prêmios literários nacionais e internacionais. Seu livro Cabra das Rocas foi traduzido para o italiano em 1977. Homero Homem faleceu em 1991.

Pela Série Vaga-lume publicou os seguintes livros:

Menino de Asas
Ser diferente é um crime? Parece que sim, pelo menos para a maioria das pessoas que conhece aquele menino que nasceu com asas no lugar dos braços. O Menino de Asas, porém, não se deixa intimidar: sai de sua pequena cidade e segue para o Rio de Janeiro, certo de que – numa cidade grande – conseguirá vencer a rejeição. Em seu percurso, além do preconceito, ele vai descobrir a amizade dos meninos de rua, como Pilão e Tico-Tico, e também o amor da professora Rute. Vencedor do Prêmio Nacional de Literatura do MEC, em 1975.

Cabra das Rocas
Quem é que não quer melhorar na vida? Joãozinho sonha com isso, deseja estudar e sair das Rocas da Frente para escapar da pobreza. Seu Geraldo, o farmacêutico, está decidido a ajudá-lo. Mas, para chegar aonde quer, tem de enfrentar um inimigo terrível: o preconceito social. Sem falar na luta com o abusado Budião, que não é de levar desaforo para casa. Uma firme determinação é o único aliado com quem Joãozinho pode verdadeiramente contar quando as coisas se complicarem. E elas se complicam…

Menino de Asas está disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais Centenário (Urca), Julio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab). Já Cabra das Rocas pode ser encontrado também na Biblioteca Marcus Vinícius de Moraes, na Avenida Coronel Virgílio Silva, na zona leste, além das unidades Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.