Dentista realiza projeto de saúde bucal para os soldados do Tiro de Guerra de Poços

Desde o mês de abril, o Cirurgião Dentista Igor Mendes dos Santos com auxílio das dentistas Dra. Pâmela Silveira e Dra. Taciane Correa realizou o projeto de saúde bucal com os soldados do Tiro de Guerra 04-021.

O projeto que é o primeiro projeto de saúde bucal realizado em Poços direcionado aos soldados do Tiro de Guerra envolve ações preventivas, como palestras educativas e distribuição de materiais informativos sobre cuidados dentários. Além do acesso às consultas odontológicas e tratamentos específicos, caso haja necessidade.

O objetivo principal ao desenvolver este projeto é promover o cuidado e a prevenção da saúde bucal no exército de forma voluntária, além de conscientizar os soldados sobre a importância desse aspecto para sua saúde geral.

O dentista, Igor Mendes dos Santos falou sobre a ideia de desenvolver esse projeto. “Acredito que essa iniciativa possa ser de grande valor para a nossa instituição, uma vez que a saúde bucal é essencial para o bem-estar e saúde geral dos nossos atiradores. O Tiro de Guerra 04-021 é um local onde tenho um carinho e gratidão muito grande, foi onde prestei o serviço militar no ano de 2012, gostaria de retribuir todos os ensinamentos e valores que aprendi enquanto estive na ativa. Foi o local onde me ajudou a entrar na profissão que exerço hoje devido os conselhos.”

Foram realizadas coletas dos dados e inspeção bucal dos atiradores. Depois das avaliações clínicas com os resultados foi elaborado um relatório que foi encaminhado e apresentado para as autoridades onde foi montado um plano de ação para ajudar esses militares que precisam de atendimento odontológico.

Através desse relatório também é possível levantar dados para o município a fim de auxiliar nas ações de saúde bucal da secretaria de saúde.

Com o projeto foi possível obter o seguinte levantamento epidemiológico sobre saúde bucal: 8,7% centro; 28,3% Zona Leste, 15,7% Zona Leste L; 26,8% Zona Oeste e 20,5% Zona Sul.

Nesta semana, o projeto foi apresentado ao secretário de Saúde, Thiago Mariano que já se comprometeu em dar a assistência à saúde bucal aos soldados atendidos pelo projeto.

O projeto contou com o apoio do Vereador Douglas Dofu (União Brasil) e do Vereador Flavinho Lima e Silva (PSDB).