Você está em:

Dia histórico na luta contra o racismo: Poços lança Rede da Igualdade Racial

Nanci de Moraes é a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica

Um dia para ficar marcado na história de Poços de Caldas, especialmente na luta antirracista. Na última sexta-feira, 28 de março, foi lançada oficialmente a Rede da Igualdade Racial, que reúne representantes do movimento negro, coletivos, associações, grupos diversos, órgãos e pessoas físicas interessadas na luta antirracista no município. O evento de lançamento foi realizado na Câmara Municipal.

Presidente do Centro Cultural Chico Rei, Lúcia Vera de Lima, durante sua fala na abertura do evento

“Nos aquilombamos!”. Assim, a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes, resume o lançamento. “O movimento negro já acontece em Poços de Caldas há muito tempo, com várias pessoas e grupos fazendo ações diferentes dentro da cultura, do esporte, da religiosidade, da educação, entre outras áreas. A ideia é ‘aquilombar’, ou seja, é trazer todo mundo para junto, porque juntos somos mais fortes para lutar contra o racismo na cidade”, destaca. Ao lado da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré), Maria Augusta Clementino, e da presidente do Centro Cultural Chico Rei, Lúcia Vera de Lima, ela apresentou a Rede a todos os presentes.

Presidente do Compiré, Maria Augusta Clementino, também participou do lançamento

Articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a Rede da Igualdade Racial é baseada na cooperação entre pessoas negras e não negras que se uniram para combater o racismo estrutural no município, através de ações, projetos e políticas antirracistas que reconheçam e respeitem a história, a cultura e a luta dos movimentos negros, por uma Poços de Caldas para todos.

“É com grande honra que estamos reunidos aqui para o lançamento da Rede da Igualdade Racial. A Rede será e já tem sido um espaço de diálogo, proposições e principalmente enfrentamento das questões raciais, que ainda são tão presentes em nossa sociedade. Sabemos que a história do nosso país construiu essa realidade, oferecendo oportunidades desiguais à nossa população e sendo muito cruel com uma parcela importante da sociedade: a população preta, cigana, demais povos tradicionais e imigrantes em condições de refugiados. Essa história tem se perpetuado através dos séculos e precisa de políticas públicas para que seja interrompida. Nesse sentido, surge a Rede da Igualdade Racial, para oferecer protagonismo a essa população dentro do serviço público. Lá, nos diálogos e ações, serão definidas políticas públicas reparadoras e afirmativas para romper com o preconceito estrutural e fortalecer a causa”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.

O evento de lançamento teve Ricardo Senegal como mestre de cerimônias, grupos de capoeira, apresentação musical de Vitória Emanuele, além de duas palestras. A primeira teve como tema  “Letramento racial”, com Lucas Antônio, e a segunda a temática “Racismo estrutural”, com o pesquisador Thauan Reis.

Prefeito Paulo Ney assina adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
No início da solenidade de lançamento da Rede da Igualdade Social, o prefeito Paulo Ney assinou o termo de adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). “É um dia histórico para a nossa cidade com o lançamento oficial da Rede da Igualdade Racial e, mais que isso, com a nossa adesão ao Sistema Nacional da Igualdade Racial, possibilitando o desenvolvimento de programas de combate ao racismo e do desenvolvimento da igualdade na nossa cidade”, enfatiza Paulo Ney.

Instituído pela Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto nº 8.136/2013, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR atua como forma de organização e articulação para a implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional.

Para sua operacionalização, é necessária a adesão dos entes federados, o que possibilita a atuação conjunta na implantação dessa política, potencializando os resultados e garantindo o acesso prioritário desses entes às iniciativas do Governo Federal, além de contribuir nos processos de criação e fortalecimento de órgãos e conselhos de Promoção da Igualdade Racial no âmbito regional e local, concretizando uma política pública nacional de modo articulado e em rede, promovendo uma transformação a partir da sua institucionalização, ampliando a efetividade e o alcance de benefícios gerados.

 

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.