
Gustavo Dutra; secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; e o novo presidente da Rede, Janilton Prado
O diretor de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas finalizou seu trabalho como presidente da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Na última semana, durante encontro em Belo Horizonte, ele passou a presidência para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santa Rita do Sapucaí, Janilton Prado.
Gustavo Dutra presidiu a Rede de Gestores de 2022 a 2025, tendo sido também secretário territorial, diretor de Comunicação e vice-presidente de Cultura. A partir de agora, ele passa a ocupar a função de assessor na articulação, que reúne gestores municipais das áreas de cultura e turismo de todo o estado.
“Desejo que a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, recomposta quantas vezes forem necessárias, siga forte, articulada e corajosa e estenda suas tramas por toda Minas Gerais. E que, fortalecida, seja apoio e parceria”, destacou Gustavo Dutra durante a última reunião, que foi realizada durante o sétimo Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, em BH.
Consolidada em 2020, durante as discussões entre o poder público e a sociedade civil para minimizar os efeitos da pandemia da COVID-19, a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais formalizou sua diretoria e a escolha dos secretários em reunião realizada em 6 de abril de 2021.
Neste tempo, a Rede de Gestores conquistou assentos nos Conselhos Estaduais de Política Cultural e Turismo e foi idealizadora e criadora, juntamente com outros grupos estaduais, da Rede Nacional de Gestores. Também integrou as Comissões Carnaval e da Candidatura dos modos de fazer o Queijo Minas como Patrimônio da UNESCO.
A Rede
A adesão à Rede de Gestores está atrelada ao desenvolvimento local sustentável e à melhoria da qualidade de vida nas cidades. Os municípios devem planejar uma atuação cultural e turística, nas mais variadas áreas, como valorização do patrimônio, gastronomia, equipamentos culturais, e em ações como mostras, festivais e festas populares, levando em conta o fortalecimento de aspectos culturais, criativos e econômicos.
A Rede é dividida em Secretarias Territoriais, cuja meta é consolidar a articulação entre os municípios. Os Secretários Territoriais devem atuar como elos com os gestores municipais, estimulando a participação nos mecanismos de fomento disponibilizados pelo estado.