DOADORES DE SANGUE E RECEPTORES SÃO HOMENAGEADOS EM POÇOS DE CALDAS

Doadores de Poços de Caldas participaram, neste sábado, da solenidade de diplomação dos doadores de sangue fidelizados. A cerimônia faz parte da comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25/11.

No evento, foram diplomados os doadores fidelizados, em quatro categorias diferentes: bronze (15 a 24 doações), prata (25 a 34 doações), ouro (35 a 49 doações) e diamante (50 ou mais doações). Na solenidade, houve a diplomação do primeiro doador categoria diamante da unidade, com 53 doações.

Também foram homenageados três pacientes que precisaram utilizar o sangue no tratamento. As histórias de superação de cada um foram compartilhadas em agradecimento aos doadores.

Priscila Aparecida dos Reis foi diagnosticada com linfoma em 2021. Durante o tratamento entre quimioterapia e imunoterapia, a paciente chegou a ficar muito debilitada, quando precisou da doação de sangue para sobreviver. “Sem sombras de dúvidas, a doação de sangue salvou a minha vida. Depois de ter recebido as duas bolsas de sangue, eu consegui me recuperar e levar uma vida normal, agora estou à espera da doação de medula óssea, que mais uma vez vai salvar minha vida”. Priscila vai realizar o transplante de medula no dia 27 de dezembro em Uberlândia.

A captadora Maria Lauriceia Esteves destacou a importância da doação não só para os trabalhadores como também para os voluntários: “atender esses pacientes que estão internados por complicações, doenças, acidentes, cirurgias, é ajudar a salvá-los. Por isso trouxemos essas histórias, para que os doadores pudessem ver os resultados dessa ação”.

O agendamento para doação pode ser feito pelo aplicativo MGApp ou pelo site hemominas.mg.gov.br.