Duo Faria-Batiston apresenta série de concertos

O repertório homenageia a música de Astor Piazolla

O Duo Faria Batiston apresenta uma série de concertos gratuitos a partir deste mês em Poços de Caldas. O primeiro deles acontece neste sábado, dia 19, às 16h, no CEU da Zona Leste, neste haverá também a participação dos grupos “Orquestra de Flautas” e “Camerata de Violões” do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani. *A entrada é gratuita, sujeita à lotação dos espaços.

O duo formado por Leonardo Faria (flauta) e André Batiston (violão) propõe a realização de diferentes apresentações onde serão trabalhados conceitos voltados para a valorização da música instrumental com uma homenagem ao centenário de Astor Piazzolla, trazendo ao público toda a riqueza e a expressividade presentes na sua obra, que foi responsável pelo fortalecimento da identidade da música instrumental na América Latina.

Considerado gênio no campo da música popular, Astor Piazzolla criou uma obra instigante, que inclui características do tango, do jazz e da música erudita. Seu legado provoca grande inquietação em músicos de formação erudita e de outras esferas, despertando curiosidade e admiração por suas composições e performances. Nos concertos, o duo aponta as possibilidades de transcrição das composições de Astor Piazzolla, identificando elementos do seu idiomatismo performático e composicional, aplicados em repertório para flauta e violão.

Também está marcada a realização de um concerto no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, no domingo, 27 de novembro, às 11h. Outro concerto será realizado em dezembro, com mais detalhes de dia, horário e local a serem divulgados em breve.

Os concertos são realizados através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e contam com incentivo da empresa Ouro Mix Concreto Usinado e apoio institucional da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura. A produção é de Chiara Carvalho (Carvalho Agência Cultural).

Sobre o Duo Faria-Batiston

André Batiston é Mestre em Música, Bacharel em Música Popular e Licenciado em Artes/Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui ainda especialização em Musicoterapia Organizacional e Hospitalar pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Leonardo de Faria é graduado em Flauta Transversal pelo Conservatório de Tatuí (SP) e possui graduação em música pela Universidade Vale do Rio Verde (MG).

Os músicos são professores do Conservatório Musical Antonio Ferrúcio Viviani, de Poços de Caldas (MG), e no Polo do Conservatório de Tatuí, em São José do Rio Pardo (SP). Possuem atuação em grupos e orquestras de Poços e região.

Em 2016 formaram o duo Faria-Batiston, para propagação da música instrumental e difusão de composições originalmente escritas para flauta e violão.

Duo Faria Batiston e a Música de Astor Piazzolla

Concerto I

Data: sábado 19 de novembro de 2022

Horário: 16h

Local: CEU da Zona Leste (Rua Miguel Calixto de Moraes, nº 1.153, Jardim Itamaraty V, Poços de Caldas).

Concerto II

Data: domingo, 27 de novembro de 2022

Horário: 11h

Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira, Rua Padre Henry Moton, s/n, Centro, Poços de Caldas).