E-book ressalta os segredos por trás dos Pratos que tornam Poços de Caldas um Destino Gastronômico Imperdível após programa “Prepara Gastronomia”

Poços de Caldas, localizada no sul de Minas Gerais, é uma cidade reconhecida por suas belezas naturais, fontes termais e rica herança cultural. Mas, além dessas maravilhas, a cidade também se destaca pela sua gastronomia, uma expressão autêntica e saborosa da cultura local.

Um exemplo notável desse movimento gastronômico é o programa “Prepara Gastronomia”, que capacitou empresários do segmento de alimentação fora do lar. Em outubro, a cidade foi palco da 1ª Mostra da Gastronomia Vulcânica, um evento que marcou o resultado desse programa. Desenvolvido pela Prefeitura de Poços de Caldas em parceria com a Secretaria de Turismo e o SEBRAE Minas, o projeto visa melhorar os controles internos e processos de gestão das pequenas empresas do setor.

O resultado agora é o e-book “Segredos da Gastronomia Vulcânica”, que documenta essa jornada culinária. Realizado pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, COMTUR, e a Instância de Governança Caminhos Gerais, o e-book mapeia as potencialidades gastronômicas da cidade e define estratégias de valorização, proteção e inovação. Poços de Caldas se prepara para futuros festivais gastronômicos e ações contínuas de fortalecimento da governança do turismo e da gastronomia.

Poços de Caldas, com sua combinação de belezas naturais, fontes termais e uma culinária rica e diversificada, se destaca cada vez mais como um destino turístico completo. O sucesso da 1ª Mostra de Gastronomia Vulcânica e do programa “Prepara Gastronomia” são testemunhos do espírito inovador e da dedicação da comunidade local. Com o apoio de entidades públicas e privadas, Poços de Caldas continua a promover sua rica herança culinária, transformando-se em um verdadeiro paraíso gastronômico.

A gastronomia é um elemento fundamental na identidade cultural e econômica de Poços de Caldas. O turismo gastronômico atrai visitantes e fortalece a economia local, oferecendo sabores únicos que complementam as belezas naturais e culturais da cidade. Entre os destaques estão o Mercado Municipal, as cervejas vulcânicas, os chocolates artesanais e os cafés especiais, que representam a inovação e a contemporaneidade da culinária poços-caldense.

A Expedição Gastronômica foi uma série de treinamentos específicos para o setor, envolvendo 16 empresas locais cuidadosamente selecionadas. Essas empresas, variando de charmosas cafeterias a inovadoras cervejarias artesanais, passaram por um rigoroso processo de seleção e representaram a diversidade gastronômica da cidade.

Rosilene Faria, diretora do Departamento dos Serviços Termais e responsável pelo projeto, ressaltou a importância de fortalecer a indústria gastronômica local e criar oportunidades para que as empresas prosperem. “O Prepara Gastronomia foi uma celebração do talento, da criatividade e do espírito empreendedor de nossa comunidade. Agora, com o e-book, conseguimos ver de perto tudo que foi captado nesses momentos de expedição, refletindo o talento e sucesso da nossa gastronomia.”

Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, a gastronomia é um fator-chave para o turismo. Ao criar uma identidade culinária única para Poços de Caldas, a cidade se torna um destino turístico ainda mais atraente para visitantes locais e internacionais. Isso não só impulsiona a economia local, mas também promove o orgulho de todos.

Baixe o e-book e embarque nessa deliciosa jornada culinária pela cidade das fontes termais. Sebrae Minas – Poços de Caldas_ Cultura Alimentar e Gastronomia