E.M. José Raphael dos Santos Netto realiza Feira Escolar dos Direitos Humanos

A Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto, no Jardim Philadelphia, na zona leste da cidade, realizou nesta semana a Feira Escolar dos Direitos Humanos. A jornada através de momentos cruciais da história que moldaram os Direitos Humanos como conhecemos hoje foi um grande sucesso e envolveu toda a comunidade escolar.

Os estudantes dos 8º e 9º anos criaram esquetes teatrais para explorar todos esses momentos que contribuíram para o desenvolvimento e a consolidação dos princípios fundamentais que regem a dignidade, a igualdade e a justiça para todos. As exposições e encenações foram organizadas por 180 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II.

O responsável pelo projeto é o professor Wesley, da área de História, com o apoio de toda a equipe escolar. “O projeto foi apresentado para um público de 300 alunos, além dos envolvidos, durante o horário de aula, no turno da manhã. Porém, com a grande repercussão, voltamos à noite e abrimos o evento para as famílias”, conta a vice-diretora da unidade, Juliana Costa Mareca.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) da Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos e regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles. Os direitos humanos são universais e inalienáveis e todas as pessoas em todo o mundo têm direito a eles.

A diretora da Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto, Karina Amorim Pereira Barboza, acrescenta que a escola investe nas iniciativas e projetos da equipe, pois acredita que trabalhos interdisciplinares têm o poder de envolver os alunos e consolidar o conhecimento, marcando os estudantes por toda a vida. Além disso, aumentam o senso de pertencimento à escola.

A unidade foi inaugurada em 2009 e as atividades tiveram início em 2010. A escola atende aproximadamente 900 alunos, do Ensino Fundamental I e II, sendo 500 no período da manhã e 400 estudantes no período da tarde.