Edição comemorativa conjunta do Concurso de Textos em Prosa e Poesia e Concurso Municipal de Poesias celebra 150 anos de Poços

Em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas, as tradicionais premiações literárias 42º Concurso de Textos em Prosa e Poesia “Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira” e 17º Concurso Municipal de Poesias “Teresa Maria Valques de Carvalho” se reuniram em uma edição conjunta que terá como tema o sesquicentenário da cidade.

As inscrições tiveram início no dia 6 e seguem até dia 31 de outubro. Podem participar estudantes das turmas de Ensino Fundamental e Médio de Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados nas unidades públicas e particulares de Ensino de Poços de Caldas, bem como adultos e idosos residentes em Poços de Caldas. A proposta é promovida em parceria pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação.

O Concurso objetiva, principalmente, incentivar a criatividade e o gosto pela produção literária, além de promover novos talentos, valorizar a arte literária em prosa e poesia e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra. Por se tratar de Edição Especial Comemorativa, o tema para a produção dos textos é “150 anos de Poços de Caldas”.

O concurso conjunto será realizado em duas modalidades: prosa e poesia e contemplará sete categorias:
I: Estudantes das turmas de 1º ao 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
II: Estudantes das turmas de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e estudantes das turmas de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
III: Estudantes das turmas de 7º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental ;
IV: Estudantes das turmas de Ensino Médio;
V: Estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos);
VI: Adultos de 18 a 59 anos de idade;
VII: Idosos acima de 60 anos de idade.

Concurso de Textos em Prosa e Poesia “Prêmio Gaspar Eduardo de Paiva Pereira” está na 42a edição

“Neste ano, o Concurso de Textos em Prosa e Poesia, que dá voz aos nossos estudantes como forma de compartilhamento de vivências, emoções e experiências por meio da literatura, terá uma edição especial, ampliada, aberta à participação de todos os interessados, juntamente ao Concurso Municipal de Poesias”, destaca a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Letícia Borges.

“Extremamente importantes para o estímulo da criação literária no município, as iniciativas se unem para realizar uma edição comemorativa especial em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas. Nossa expectativa é ampliar a participação e destacar a qualidade da produção literária local”, ressalta a coordenadora das Bibliotecas Públicas Municipais de Poços de Caldas, Raissa de Melo.

Inscrições
As inscrições seguem até 31 de outubro. Os textos deverão ser protocolados na Secretaria Municipal de Educação (Rua Prefeito Chagas, 464 – Centro) aos cuidados da Divisão de Projetos de Educação Complementar; na Secretaria Municipal de Cultura (Espaço Cultural da Urca); ou, ainda, em uma das Bibliotecas Públicas do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos seguintes endereços:
I- Biblioteca Centenário: Espaço Cultural da Urca – Praça Getúlio Vargas, s/n° – bairro Centro;
II- Biblioteca Professor Júlio Bonazzi: Praça Tiradentes, 621 – bairro Santa Rita;
III- Biblioteca Manuel Francisco da Costa Guimarães: Av. Jaçanã Musa dos Santos, 270 – bairro COHAB;
IV- Biblioteca Dr. Marcus Vinícius de Moraes: Rua Coronel Virgílio Silva, 1723 – bairro Vila Nova.

Concurso Municipal de Poesias “Teresa Maria Valques de Carvalho” chega à 17a edição

Os textos deverão ser enviados em papel A4, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, sob pseudônimo, junto à ficha de inscrição, com indicação de idade, ano escolar, se for o caso, nível e categoria – em um único envelope lacrado.

Os trabalhos concorrentes devem ser absolutamente originais. A semelhança com textos já existentes é motivo para a imediata desclassificação. As poesias deverão conter no mínimo uma estrofe e no máximo três páginas e os textos em prosa, no máximo três páginas.

Cada participante poderá concorrer em apenas uma categoria e uma modalidade. No ato da inscrição os participantes deverão entregar, nos locais indicados, a ficha de inscrição devidamente preenchida e o texto apenas com o título e o pseudônimo.

O edital completo e seus anexos estão disponíveis no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (6) ou no site da Prefeitura (Secretaria Municipal de Cultura, Editais) e, ainda, neste link https://bit.ly/3empAPQ.

O concurso
O Concurso será realizado em três etapas: protocolo dos trabalhos, seleção interna e premiação dos finalistas. Na primeira etapa, os trabalhos deverão ser protocolados em um dos locais indicados. Na segunda etapa, uma equipe de cinco membros da Comissão Julgadora, definida pelas secretarias parceiras, selecionará três textos de cada categoria e modalidade. Os classificados serão comunicados por meio de telefone ou mensagem eletrônica.

Já na terceira etapa, os textos em prosa e poesia classificados deverão ser apresentados em forma de interpretação e/ou leitura, pelo próprio autor ou por intérprete por ele indicado, no dia 21 de novembro de 2022, às 19h, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca.

A classificação final será divulgada no site www.pocosdecaldas.mg.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação (pelo telefone 3697-2363, WhatsApp 98871-0939 ou e-mail divisaodeprojetos.sme@edu.pocosdecaldas.mg.gov) ou na Secretaria Municipal de Cultura (pelos telefone ou WhatsApp 3697-2335 ou e-mail secultpocos@gmail.com).