Editais da Política Nacional Aldir Blanc entram na reta final de inscrições

Política Nacional de Fomento à Cultura homenageia o compositor Aldir Blanc, vítima da Covid-19

A Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas informa que estão abertas e encerram-se em breve as inscrições dos dois editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em âmbito municipal.

Termina às 18h desta sexta-feira, 24 de maio, o prazo de inscrição para o Edital Especial da Política Nacional Aldir Blanc 2/2004, que visa à seleção de propostas culturais para receberem oportunidades com objetivo de incentivar a produção cultural do município de Poços de Caldas.

As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/FSHqLvs5yffCxKeB9, em uma das seguintes modalidades: 1) Oportunidade de pesquisa: modalidade de bolsa de estudos destinada a pesquisador pessoa física para realização de pesquisa na área cultural; 2) Oportunidade de promoção, difusão, circulação, intercâmbio, capacitação e residência cultural.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, residentes em Poços de Caldas, com atuação na área artístico-cultural, com a inscrição de uma única proposta de qualquer linguagem artística: teatro, música, dança, circo, cultura tradicional, artes plásticas, artes visuais, literatura, fotografia e gastronomia, dentre outras. O valor total disponibilizado para este edital é de R$ 510 mil, sendo o valor fixo de R$ 6 mil para cada proposta selecionada.

Espaços Culturais
Ainda pela PNAB, as inscrições do Edital Especial 3/2024 – Espaços Culturais terminam às 18h do dia 28 de maio, terça-feira. O edital visa à seleção de espaços culturais físicos para receberem subsídio para sua manutenção.

A inscrição é gratuita e permitida somente para espaços culturais locais, geridos por agentes culturais de Poços de Caldas, e deve ser realizada por meio do preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/qg6q8WQwmJ7bLBNX7.

É importante destacar que, para participar do edital, os espaços culturais deverão ter, pelo menos, dois anos de funcionamento regular comprovado, dedicando-se a realizar, prioritariamente, atividades artísticas e culturais. Os espaços subsidiados ficam obrigados a garantir, como contrapartida, a realização de forma gratuita, em intervalos regulares, de atividades destinadas a alunos de escolas públicas ou de atividades em espaços públicos de sua comunidade.

Política Nacional Aldir Blanc
O Edital é realizado com recursos do Governo Federal, repassados por meio da Lei Complementar nº 14.399/22, de 8 de julho de 2022, que “Institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O município de Poços de Caldas já recebeu recursos da ordem de R$ 1,2 milhão da PNAB, que já se encontram em conta específica desde o ano passado. A política prevê apoio a chamamentos públicos, prêmios, cursos, oficinas, performances, produções culturais, atividades de economia criativa e solidária e aquisição de bens e serviços.