Eleição define membros do Conselho de Proteção à Vida Animal

Eleição aconteceu no último dia 14 e escolheu dois representantes da sociedade civil

Foi realizada na última quinta, 14, a assembleia eleitoral para escolha dos membros do COMVIDA – Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal, específica para os representantes da sociedade civil. O processo foi presidido por Comissão Eleitoral, nomeada através de portaria.

Compareceram à votação, 141 pessoas. que passaram pela  Casa dos Conselhos, no horário de 17h às 19h e elegeram Samira Faleiros Silva Brianezi e Andrea de Souza como titulares do Comvida. Como suplentes, ficaram Alessandra Natália Figueiredo e Fábio Martins Navarro Vieira.

Além dos eleitos, a entidade AAPA – Associação de Amigos e Protetores de Animais de Poços de Caldas se habilitou conforme edital de convocação, para a eleição. Como a AAPA foi a única entidade, automaticamente ela ocupará uma das cadeiras e suas representantes serão Vanessa Gabriela Andrade Lobato (titular) e Livia Caroline Gonçalves Prado (suplente).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius de Moraes destaca que a eleição para os membros do Comvida é fundamental para garantir uma participação democrática na gestão do conselho, que conta ainda com participação de instituições de ensino, Polícia Militar e outros.

O Comvida foi criado em fevereiro de 2018. Possui caráter deliberativo e se destina a assessorar a administração na solução dos problemas e na tomada de medidas de proteção e valorização dos animais de grande ou pequeno portes.

Composição

De acordo com a Lei 9231/2018, o COMVIDA é composto por 8 membros com mandato de 2 anos, permitida uma recondução. O conselho é composto por um representante do Controle de Zoonoses; um representante da Secretaria de Meio Ambiente; um representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais; um representante de associação de representatividade junto às clinicas veterinárias; um representante de uma das universidades com sede no município que disponha do curso de Medicina Veterinária; três representantes de entidades associativas ou protetores independentes que tenham por objeto a proteção dos aninais; e um representante da Policia Militar do Meio Ambiente.