Empresa instalada em Poços é destaque em comitiva do Estado à Itália

Empresa instalada em Poços de Caldas se destaca na comitiva do Estado de Minas Gerais em missão oficial na Itália. Nesta segunda-feira (9/11), durante uma visita, foram realizadas reuniões com duas empresas italianas que despertaram interesse em investir no estado. Se concretizados, os aportes podem contribuir para a criação de mais de mil postos de trabalho no estado, gerando renda e qualidade de vida para a população.

A cidade de Poços de Caldas já havia se destacado anteriormente ao receber a primeira edição do “Road Show: promovendo relações comerciais Itália – Minas Gerais” em parceria com a Prefeitura e com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg ), da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Empresa Ferrero. Esse evento visava fortalecer os laços econômicos entre a região e a Itália.

Nos últimos anos, Poços de Caldas tem se tornado um local muito procurado por empresas que desejam expandir suas operações industriais no estado. Essa iniciativa não beneficia apenas empresas já condicionantes na região, mas também cria oportunidades para novos empreendimentos. Atualmente, Poços de Caldas conta com 34 empresas instaladas, 40 em processo de implantação e outras 10 em negociação.

A ascensão industrial de Poços de Caldas tem sido notável, gerando 6 mil novos empregos diretos e 18 mil indiretos nos últimos anos. Paralelamente, a cidade tem investido na qualificação da mão de obra local para atender às demandas das novas oportunidades de emprego criadas.

Uma das empresas que vai investir em Minas é a italiana Prysmian Group, especializada na fabricação de cabos e sistemas para energia e telecomunicações. A empresa já tem confirmada uma expansão de sua unidade em Poços de Caldas, prestes a ser inaugurada. Com isso, ela vai chegar a 600 funcionários trabalhando no local.

A Prysmian atende a diversos setores, incluindo construção civil, indústria em geral, indústria automobilística, extração de petróleo, telecomunicações, transmissão de dados e fibras ópticas, bem como transmissão e distribuição de energia.

O CCO de negócios da empresa, João Carro Aderaldo, destacou que a Prysmian já vem investindo em Minas e pretende fortalecer essa relação. Ele mostra que os investimentos da empresa no estado já ultrapassaram os R$ 120 milhões nos últimos anos, com destaque para a linha de produção de cabos isolados de 138 mil volts, que será a única no Brasil com essa capacidade. A empresa também está otimista com a perspectiva de investir mais devido ao grande investimento da Cemig, de R$ 42,2 bilhões até 2027, na modernização e ampliação da rede elétrica do estado.

O governador, Romeu Zema, destacou que a atração de novas tecnologias na área energética pode fortalecer ainda mais a posição de destaque de Minas Gerais no cenário nacional. Ele enfatizou que a empresa Prysmian desenvolveu uma tecnologia inovadora para o Brasil, tornando os cabos de alta tensão mais eficientes e capazes de transportar mais energia. Além disso, com a produção de painéis flutuantes, Minas Gerais se tornará o principal fornecedor desses equipamentos em todo o país.

Liderada pelo governador Romeu Zema, a missão econômico-comercial na Europa tem como objetivo principal atrair investimentos que gerem mais empregos em Minas Gerais, além de promover o comércio bilateral e estimular parcerias de negócios. A comitiva é composta por membros do governo estadual, representantes da indústria e instituições de fomento, e demonstra o compromisso do estado em buscar oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico por meio de parcerias internacionais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, presença de empresas como a Prysmian Group e outras empreendedoras que demonstraram interesse em Poços de Caldas é fundamental para o nosso desenvolvimento econômico e, acima de tudo, para o bem-estar de nossa comunidade.” Essa expansão industrial não apenas gera empregos diretos e indiretos, mas também fortalece nossa posição como um polo de crescimento econômico na região e no estado de Minas Gerais. Os números falam por si: mil novos postos de trabalho, uma injeção significativa de recursos em nossa economia e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida de nossos cidadãos.”

Já o prefeito, Sérgio Azevedo, destaca que nos últimos anos, testemunhamos o crescimento de nossa cidade, com a criação de empregos, a qualificação de nossa mão de obra e a atração de investimentos estratégicos. A decisão da Prysmian Group de expandir suas operações em Poços de Caldas é um testemunho do ambiente de negócios favorável que temos construído aqui. “Estamos comprometidos em continuar a apoiar empresas e investidores que desejam fazer parte da cidade e contribuir para o crescimento sustentável de Poços de Caldas. Acreditamos que essas parcerias econômicas não apenas fortalecem nossa economia, mas também enriquecem a diversidade e a vitalidade de nossa cidade. Nossa administração municipal está à disposição para fornecer todo o suporte necessário e criar um ambiente propício para o sucesso desses investimentos. “