Encontro de Corais do Conservatório celebra o negro na música popular brasileira

Uma noite para aquecer os corações. Assim foi o Encontro de Corais do Conservatório Musical de Poços de Caldas, realizado na última quarta-feira (12). O público lotou a plateia do Teatro Benigno Gaiga para prestigiar as apresentações dos três corais do Conservatório e dos grupos convidados.

O evento marcou a finalização do projeto “O negro na música popular brasileira”, desenvolvido pelo Departamento de Canto durante o primeiro semestre de 2024. Citando o maestro, músico, educador, compositor e arranjador Letierres Leite, a professora Jucilene Buosi destacou que “toda música brasileira é afro-brasileira”.

No repertório, músicas de Milton Nascimento, Djavan, Luiz Gonzaga, Jorge Ben Jor, do cantor e compositor sul-mineiro Raimundo Andrade, numa homenagem à tradição das Congadas, entre outros, além de canções africanas.

O encontro é uma promoção do Departamento de Canto do Conservatório Musical, sob a regência das professoras Juliana Galvão e Jucilene Buosi. O encontro reuniu todos os corais da instituição: Coral Infantojuvenil, Coral Adulto e Grupo Vocal, tendo como convidado o Coral da Igreja de São Paulo Apóstolo.

O encerramento ficou a cargo do Quarteto Vocal Ora Pro Nóbis, formado por Jucilene Buosi, Bomina Bouças, Wolf Borges e Newtinho Prado Jr. Ainda dentro das atividades pedagógicas ligadas ao tema trabalhado no semestre, foi realizada a palestra “O negro na música popular brasileira”, com o cantor e compositor Mununu, no dia 4 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.