Encontro de Ogãs acontece neste domingo em Poços de Caldas

Evento gratuito será realizado no Espaço Cultural da Urca

(Foto: Rodrigo Fonseca)

Acontece neste domingo, 26 de novembro, uma edição especial do “Encontro de Ogãs de Poços de Caldas”, que será realizado no Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca, a partir das 16 horas.

Este é um convite para que Ogãs da cidade e região participem do encontro, levando seus instrumentos, seus cantos e toques. O encontro é gratuito e aberto a todos.

O Encontro de Ogãs pretende apresentar cânticos e toques de celebração às divindades, além de outras canções populares de samba de roda, promovendo um encontro alegre e destinado a todos os públicos, pregando o respeito às diferenças individuais para a construção de uma sociedade justa e inclusiva para todos, sem distinção de gênero, religião ou condição social.

A intenção é dar continuidade em ações que promovam encontros entre grupos de cultura popular, para uma especial troca de experiências entre mestres de terreiros e comunidade. A proposta enaltece as raízes dos grupos tradicionais que necessitam de um trabalho intenso de valorização e de preservação, evidenciando a riqueza da cultura afro-brasileira, em especial as religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé.

A equipe de produção idealizadora do projeto é formada por Augusta Clementino, Chiara Carvalho, Alyson Dias, Jéssica dos Santos, Leonardo Augusto e Roberton Peregrino, que reconhecem a importância da valorização dos ogãs como forma de enriquecimento e celebração da diversidade na cultura brasileira.

“Para nós é sempre muito importante garantir que a nossa cultura ancestral seja promovida, assim, são garantidos os meios para sua preservação e valorização, além da desmistificação de preconceitos. Desejo que os ogãs da cidade e região estejam presentes no Encontro para juntos fortalecermos as raízes da cultura afro-brasileira. Também desejo que a comunidade em geral, de todas as idades, venha vivenciar esta experiência conosco”, destaca Augusta Clementino, coordenadora do projeto e Presidente do COMPIRÉ – Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica.

A ação é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura de Poços de Caldas, incentivo cultural do Palace Hotel e apoio da Carvalho Agência Cultural.

Para mais informações acesse as redes sociais @encontrodeogasecurimbas e @carvalhoagenciacultural.

Serviço:
Encontro de Ogãs de Poços de Caldas – Edição Especial
Data: 26 de novembro de 2023
Horário: a partir das 16h
Local: Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro, Poços de Caldas)
*gratuito