Encontro de veículos DKW ‘Blue Cloud’ começa dia 24

São esperados 150 automóveis no Blue Cloud no Parque José Affonso Junqueira

A 19ª edição do Blue Cloud – Encontro Internacional de Veículos DKW/Vemag, o maior encontro de veículos DKWs das Américas, acontece em Poços de Caldas, entre os dias 24 a 27 de agosto, no Parque José Affonso Junqueira.

Com entrada franca, o evento terá exposição de mais de 150 veículos em perfeito estado de conservação, além de shows, tendas e o famoso Mercado de Pulgas. Na área de gastronomia, haverá pratos da culinária mineira, paulista e alemã. A programação musical inclui um tributo ao grupo Demônios da Garoa (veja programação abaixo).

Considerado o maior evento do tipo na América do Sul, o Blue Cloud se diferencia dos demais encontros de veículos antigos por ser um evento monomarca. Assim, o público e os colecionadores podem apreciar diversos veículos da marca DKW, conhecendo os modelos e suas peculiaridades.

O Blue Cloud (“fumacinha azul”, numa tradução livre do inglês ), foi criado em 2003. Ao longo de sua trajetória, o evento foi sendo tematizado com o objetivo de ter atrativos diferentes a cada edição, se tornando um encontro único. Os aniversários de fabricação de modelos icônicos, as aventuras internacionais, os pilotos, projetistas, a Alemanha e a cidade de Brasília foram alguns dos temas já contemplados.

A edição deste ano faz homenagem ao estado de São Paulo e ao modelo DKW 1000 SP, lançado em 1958. O estado de São Paulo, é o estado que mais participou das edições do Blue Cloud até hoje, com maior número de participantes e veículos.

No Brasil, a DKW chegou em meados da década de 1950

História do DKW

DKW foi uma marca de veículos alemã conhecida principalmente por seus carros compactos e motocicletas. Fundada em 1916, a DKW se destacou por sua tecnologia de motores de dois tempos, que eram mais simples e leves do que os motores de quatro tempos. Eles produziram uma variedade de modelos, incluindo carros de passageiros e veículos utilitários.

A DKW também teve uma presença significativa no automobilismo, especialmente nas décadas de 1930 e 1950. Seus carros eram populares por sua eficiência e baixo consumo de combustível, o que os tornava uma escolha prática para muitos motoristas. A marca fez parte do grupo Auto Union, que posteriormente se tornou a Audi.

No entanto, a produção de carros DKW diminuiu após a Segunda Guerra Mundial e a marca foi gradualmente absorvida pelas operações da Auto Union. Os veículos DKW deixaram de ser produzidos em meados da década de 1960, quando a marca foi integrada ao portfólio da Audi. Hoje em dia, a DKW é mais lembrada como parte da história automotiva alemã e por suas contribuições para o desenvolvimento de motores de dois tempos.

No Brasil, a DKW também teve uma presença significativa na indústria automotiva. A marca chegou ao país em meados da década de 1950, quando a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.) começou a produzir carros da DKW localmente. O modelo mais icônico produzido pela Vemag foi o DKW Vemaguet, uma perua compacta que se tornou bastante popular no mercado brasileiro.

O DKW Vemaguet era conhecido por sua durabilidade, economia de combustível e capacidade de lidar com as estradas e condições brasileiras. A presença da DKW no Brasil durou até o final da década de 1960, quando a empresa foi adquirida pela Volkswagen. A marca DKW foi gradualmente substituída e a produção de carros DKW foi interrompida. O DKW Vemaguet e outros modelos da marca são considerados parte importante da história automotiva do país.

Dia 24 – Quinta

17h – Nathália Diniz – duo

19h– Show Charangas Old Rock

Dia 25 – Sexta

15h- Show Casulo

18h – Show Crazed Country Rebels

20h- Show Banda After That

Dia 26 – Sábado

12h – Show – Tributo Demônios da Garoa – Nathália Diniz quarteto

15h – Show 4 Jones

15h30 – Roda de Conversa Bate Biela –

Tema: Paixão, dedicação e aprendizado nas corridas de automóveis dos anos 1960.

Com Miguel Crispim Ladeira e Jan Balder. Mediador: Bob Medeiros

17h- Diego Ávila e Fred Dolabella