A equipe da Secretaria Municipal de Cultura participou, de 28 a 31 de agosto, de processo de facilitação organizacional para estruturação dos programas culturais do município. Os programas foram apontados pelo setor cultural como demandas relevantes, durante a IV Conferência Municipal de Cultura, realizada em março de 2022.
A partir do processo de facilitação, mediado pelas facilitadoras Thais Costa e Fran Fernandes, ficou estabelecido que programa é o conjunto de ações permanentes e estruturantes com objetivos e recursos específicos para sistematizar e organizar a operação do Plano Municipal de Cultura, por meio de atividades mensuráveis.
“Pelo processo de facilitação, o conhecimento, a sabedoria e o caminho já estão dados no grupo. Precisamos então auxiliar com este olhar externo, fazendo uma caminhada a partir da metodologia, para que os objetivos que se têm que alcançar consigam emergir”, explica Thais Costa.
A equipe da Secult dedicou quatro manhãs para o processo de imersão, em encontros realizados na Biblioteca Municipal Centenário. O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, destaca que, a partir da metodologia aplicada, foi possível agrupar e sistematizar as ações realizadas e desenhar as intervenções necessárias, em consonância com as metas previstas no Plano Municipal de Cultura.
Nos encontros, foram desenvolvidas etapas como alinhamento, contexto passado-presente e presente-futuro, definição conceitual, pergunta norteadora e estruturação dos programas. Agora, o processo encontra-se na fase de consolidação do documento final.