Evento cultural celebra 50 anos da Autarquia Municipal de Ensino

Na noite da última quinta-feira, 19 de outubro, o Teatro Benigno Gaiga recebeu um evento cultural em comemoração ao cinquentenário da Autarquia Municipal de Ensino, com a apresentação de grupos musicais do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani e da banda Wet Sun.

Fundada oficialmente em 25 de abril de 1973, a Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas completa 50 anos de pioneirismo no ensino superior em Poços de Caldas. “É uma grande alegria estarmos em mais esse evento comemorando os 50 anos da Autarquia, essa entidade importantíssima para o desenvolvimento do ensino superior em Poços de Caldas e região, lembrando todas as pessoas que nos antecederam, como o Monsenhor Trajano Barroco, que deixaram a sua marca e seu trabalho na história da AME, assim como todos os seus alunos”, destacou o diretor da Autarquia Municipal de Ensino, Carlos Roberto de Oliveira Costa.

No dia 25 de abril, data da fundação oficial da Autarquia Municipal de Ensino, uma noite festiva marcou o início das comemorações dos 50 anos da AME de Poços de Caldas, reunindo diretores, professores, alunos e servidores que fizeram parte da história da instituição.

História
A história da Autarquia Municipal de Ensino começa em 1965, com a criação da Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e Letras, que funcionou por muitos anos no atual Espaço Cultural da Urca. No início dos anos de 1970, foi adquirido o antigo Seminário Nossa Senhora da Esperança dos Padres Oblatos de Maria Imaculada, dando início à construção de vários prédios, laboratórios e área esportiva, para abrigar a Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas.

Durante muitos anos, a Autarquia Municipal de Ensino foi a responsável pela formação de Ensino Superior de milhares de pessoas em diversos cursos, proporcionando educação de qualidade. A instituição foi pioneira também no programa de distribuição de bolsas de estudos restituíveis.

Após o encerramento de suas atividades diretas de formação acadêmica, tem atuado como órgão de fomento, apoio e incentivo para as demais Instituições que se instalaram em Poços de Caldas e na capacitação dos servidores públicos e população em geral, proporcionando diversos cursos e formações, com destaque para o Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos em diversos polos na cidade.