“Exibe Cultura” terá apresentação do documentário “Musicalidades Ancestrais” e roda de conversa e tambor no próximo domingo

Efetivar e descentralizar o acesso aos trabalhos audiovisuais produzidos pelo Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição durante o período de pandemia. Esse é o objetivo do projeto “Exibe Cultura”, que será realizado no próximo domingo (12), com início às 18h30, no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição (Avenida Fosco Pardini, 3.390 – Bairro São José).

A primeira edição do “Exibe Cultura” contará com a exibição do documentário “Musicalidades Ancestrais”, produzido com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e que aborda a linguagem musical dos terreiros como fonte de valorização e preservação da cultura afro-brasileira e popular, permitindo a imersão na história e cultura e diminuindo as barreiras para o combate às desigualdades, à intolerância e ao racismo.

A exibição do filme será seguida pela roda de conversa “O que contam nossos tambores”, com os participantes e produtores do documentário e uma roda de tambor de terreiro com entoação de toques e cantigas da cultura popular. O projeto “Exibe Cultura” é viabilizado por meio do Edital de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

“O ‘Exibe Cultura’ nasceu da necessidade de garantir o acesso a todos os interessados aos projetos audiovisuais produzidos durante a pandemia, para além da disponibilização em formato digital. Além disso, é uma forma de proporcionar também a oportunidade do encontro, do debate e da valorização da nossa história”, destaca Thaís Costa, do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição.

O documentário “Musicalidades Ancestrais”, que será exibido no próximo domingo, visa disseminar conteúdos da história e da cultura afro-brasileira através da prática musical presente nos terreiros. “Para nós, é de grande importância a realização de atividades que contribuem para a preservação e a valorização da cultura dos povos de terreiros, colaborando para a desmistificação das religiões afros, em especial a Umbanda”, destacam os dirigentes do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, Thiago Anderson da Costa e Fernanda Gonçalves Lourenço. A equipe é composta também por Francine Lopes Fernandes (produção), Emerson César da Silva (músico) e Allisson Paulo Vieira, como artista convidado.

Serviço
“Exibe Cultura” – Exibição do documentário “Musicalidades Ancestrais”, seguida de roda de conversa e roda de tambor
Data: 12 de dezembro – domingo
Horário: início às 18h30
Local: Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição (Avenida Fosco Pardini, 3.390 – Bairro São José)
Uso obrigatório de máscara e apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 (conforme Resolução n° 069/2021 do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus).