Expo-Arte de Rua abre edital de seleção interna para expositores visitantes que desejam se tornar fixos

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (22) o Edital 01 da Secretaria Municipal de Cultura, que visa à abertura de prazo para inscrição de artesãos e artistas plásticos que já participam da Expo-Arte de Rua como visitantes e desejam ocupar os espaços fixos destinados à comercialização de produtos manuais e artesanais.

Em consonância às diretrizes da Lei Municipal nº 8.750/2011 e no Decreto nº 13.912/2022, o edital de seleção foi instituído com a finalidade de possibilitar, de forma ordenada e criteriosa, o preenchimento de vagas de expositores pelos artesãos e artistas plásticos já inscritos como visitantes. Serão selecionados até 21 artesãos e até 17 artistas plásticos.

Podem participar do edital os artesãos e artistas plásticos já inscritos na feira como visitantes há pelo menos seis meses, de forma regular. Cada interessado poderá se inscrever para concorrer a uma vaga, em apenas uma das modalidades previstas. Além disso, os interessados devem ser moradores de Poços de Caldas com residência fixa no município há pelos menos um ano.

Criada oficialmente pela Lei 5.041, de 26 de agosto de 1993, a Feira de Artes e Artesanato Expo-Arte de Rua, no entorno das Thermas Antônio Carlos, tem por objetivo oferecer aos visitantes a oportunidade de contato com a arte e a cultura, através do trabalho de artistas plásticos e artesãos locais.

Inscrições
O período de inscrição teve início nesta segunda-feira (22) e segue até 18h do dia 6 de maio. O artesão ou artista plástico visitante interessado deverá se inscrever, de forma gratuita, mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/eGqzFKNBBTseEhYr5, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas, no espaço denominado Editais da Cultura ou presencialmente na Secretaria de Cultura, no Espaço Cultural da Urca, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas junto à equipe da Secult, pelo telefone (35) 3697-2335 (Whatsapp).

A seleção de eventuais interessados será realizada pela Comissão Avaliadora. Os expositores serão classificados segundo os seguintes critérios cumulativos de pontuação: a) Assiduidade do visitante: 5 (cinco) pontos. b) Bom relacionamento entre os expositores: 5 (cinco) pontos. Serão classificados os interessados que obtiverem pontuação superior a 6 (seis) pontos, conforme o número de vagas estabelecido.

Após a publicação do resultado final, a Secretaria Municipal de Cultura convocará os artesãos e os artistas plásticos selecionados, segundo a ordem de classificação, para o preenchimento das vagas de expositor na Expo-Arte de Rua.

O Edital foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (22) e pode ser acessado na íntegra no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br ou neste link https://encurtador.com.br/fnyLU.