Expo-Arte de Rua é opção de lazer e compras durante as férias de julho

Um das opções de lazer, cultura e compras para visitantes e moradores durante as férias de julho é a feira de artes e artesanato Expo-Arte de Rua, que funciona aos sábados e domingos, no entorno de um dos mais belos patrimônios arquitetônicos de Poços de Caldas, as Thermas Antonio Carlos.

A exposição de arte de rua conta com produtos de materiais diversos, feitos à mão por artesãos locais, como brinquedos de madeira, sabonetes artesanais e bijuterias, além de uma vasta galeria de artes plásticas. A Expo-Arte de Rua funciona aos sábados, das 9 às 18h, e aos domingos, das 9h às 14h.

Criada pela Lei 5.041, de 26 de agosto de 1993, a iniciativa tem por objetivo oferecer aos visitantes a oportunidade de contato com a arte e a cultura, através do trabalho de artistas e artesãos locais, além de divulgar diferentes técnicas artesanais e formas de trabalho manuais de expressivo valor artístico e criar condições para artistas plásticos e artesãos não estabelecidos comercialmente exporem e comercializarem suas obras e produções.

Os expositores são artistas plásticos e artesãos aprovados em processos de avaliação da Secretaria Municipal de Cultura. Por lei, são disponibilizadas 24 vagas para artes plásticas, localizadas atrás do prédio das Thermas e 40 para artesanato, no Jardim “Elisiário Junqueira”, em frente à entrada principal.

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura abriu edital de seleção para artesãos e artistas plásticos visitantes, que já expõem há mais de seis meses, com interesse em ocupar os espaços fixos destinados à comercialização de produtos manuais e artesanais na feira de artesanato. Foram recebidas 38 inscrições, das quais 14 foram selecionadas, sendo 5 na modalidade Artes Plásticas e 9 na modalidade Artesanato, para ocuparem vaga de expositor.

A feira de artes e artesanato Expo-Arte de Rua conta também com uma vitrine virtual nas redes sociais: https://www.facebook.com/Expo-Arte-de-Rua-103916431815080 e @expoartederua no Instagram.