Exposição marca Semana Estadual de Incentivo à Literatura na Biblioteca Centenário

Teve início nesta segunda-feira (15), dentro da programação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, a apresentação da exposição “É dia de Congo!”, na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Neste ano, a semana visa celebrar a temática das afromineiridades. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de abril.

A IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Nesta edição, serão cerca de 100 atividades em diversos municípios que vão abordar, em especial, as afromineiridades.

“A exposição visa destacar a biblioteca também como centro de promoção de cultura e arte, valorizando o patrimônio imaterial ligado às festividades de São Benedito, em especial a tradição dos Ternos de Congos na cidade”, ressalta a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa de Melo.

A mostra
Criada para celebrar o Dia Municipal dos Ternos de Congos, em 2023, a exposição reúne 20 imagens que retratam a fé e a devoção dos congadeiros de Poços de Caldas. A exposição conta com fotos de dez fotógrafos que gentilmente cederam suas imagens.

São apenas 20 pequenos fragmentos imagéticos, 20 rápidos cliques, sob a ótica de dez pessoas que têm em comum a alegria de registrar e compartilhar a fé do povo de Poços de Caldas em São Benedito, com centralidade nos Ternos de Congos.

Com diferentes objetos e objetivos, diversos enquadramentos e técnicas e edições e usos distintos, os fotógrafos que gentilmente cederam seus registros para esta mostra louvam a força da mesma tradição: a devoção dos Congadeiros de Poços de Caldas a São Benedito, Santo Negro que tem no país uma data só nossa.

Fotógrafos
Bárbara Salomão