Você está em:

Exposição marca Semana Estadual de Incentivo à Literatura na Biblioteca Centenário

Teve início nesta segunda-feira (15), dentro da programação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, a apresentação da exposição “É dia de Congo!”, na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca. Neste ano, a semana visa celebrar a temática das afromineiridades. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de abril.

A IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Nesta edição, serão cerca de 100 atividades em diversos municípios que vão abordar, em especial, as afromineiridades.

“A exposição visa destacar a biblioteca também como centro de promoção de cultura e arte, valorizando o patrimônio imaterial ligado às festividades de São Benedito, em especial a tradição dos Ternos de Congos na cidade”, ressalta a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa de Melo.

A mostra
Criada para celebrar o Dia Municipal dos Ternos de Congos, em 2023, a exposição reúne 20 imagens que retratam a fé e a devoção dos congadeiros de Poços de Caldas. A exposição conta com fotos de dez fotógrafos que gentilmente cederam suas imagens.

São apenas 20 pequenos fragmentos imagéticos, 20 rápidos cliques, sob a ótica de dez pessoas que têm em comum a alegria de registrar e compartilhar a fé do povo de Poços de Caldas em São Benedito, com centralidade nos Ternos de Congos.

Com diferentes objetos e objetivos, diversos enquadramentos e técnicas e edições e usos distintos, os fotógrafos que gentilmente cederam seus registros para esta mostra louvam a força da mesma tradição: a devoção dos Congadeiros de Poços de Caldas a São Benedito, Santo Negro que tem no país uma data só nossa.

Ficha técnica

Fotógrafos
Bárbara Salomão
Bruno Alves
Carolina Barbosa
Dani Alvisi
Juliano Borges
Maria Blasi
Roni Bispo
Rossmaly Borges
Sérgio Camargo
Thaty Naila

Ternos de Congos
Terno de Congo Nossa Senhora da Saúde
Terno de Congo Nossa Senhora do Carmo
Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário
Terno de Congo Santa Bárbara e São Gerônimo
Terno de Congo Santa Efigênia
Terno de Congo São Benedito

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social