Exposição reúne textos premiados do 18º Concurso Municipal de Poesias

Poemas estão disponíveis também em arquivo digital

Para ampliar a difusão das poesias vencedoras da 18ª edição do Concurso Municipal de Poesias Teresa Maria Valques Carvalho de Faria, cuja solenidade de premiação foi realizada na noite da última quarta-feira (28), o Sistema de Bibliotecas Públicas está promovendo uma exposição itinerante, além da publicação de todos os 14 textos premiados em arquivo digital.

As cinco unidades abertas ao público que compõem o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas vão receber a mostra de poesias. A mostra teve início na Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi, no Monjolinho.

Nesta edição, foram 64 textos inscritos. A Comissão Julgadora, formado por Guilherme Eduardo Teixeira, Rosa Maria Martins Alves e Mariana Aparecida de Carvalho, escolheu os três primeiros colocados em cinco categorias.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio das Bibliotecas Públicas, o Concurso Municipal de Poesias “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria” tem como objetivos incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promovendo novos talentos literários, além de valorizar a arte poética, proporcionar um espaço de expressão poética e incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra.

“A poesia desperta o lado intelectual e afetivo do poeta e do leitor. Proporciona o conhecimento gramatical, o crescimento cultural e o entendimento do mundo. Desperta sentidos e sentimentos que muitas vezes estão adormecidos dentro de nós”, destaca a bibliotecária da Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi, Juliana Cardoso.

A coordenadora das Bibliotecas, Raissa de Melo, informa que a exposição será levada também para as bibliotecas Centenário (Urca), Marcus Vinicius (Coronel Virgílio Silva), Manuel Francisco da Costa Guimarães (Cohab) e biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU).

Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura preparou um arquivo digital com todos os 14 textos premiados, que pode ser acessado abaixo.

O Concurso leva o nome da professora Teresa Maria Valques, cuja carreira no Magistério teve início em 1967, no Colégio São Domingos. Lecionou também no Ginásio Estadual Virgínia da Gama Salgado (1969-1984), na FAFI de Poços de Caldas (1973-1978) e no Colégio Estadual David Campista (1985-1987). Desde cedo mostrou inclinações literárias, compondo poemas, participando do “Grupo dos Cinco”, formado por poetas da cidade interessados na arte de vanguarda e escrevendo letras para as músicas de seu marido. A professora Teresa Maria Valques faleceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1987.

Conheça as poesias premiadas nesta edição: