Exposições marcam programação do Festival Identidade Feminina

Até o próximo domingo, 4 de fevereiro, ainda dá tempo de prestigiar as exposições que compõem a programação do Festival Identidade Feminina, que acontece desde o dia 29 de janeiro, no Espaço Cultural da Urca e seu entorno.

A Galeria Malala Prezia recebe a exposição “Renda(se!)”. A partir da materialidade e simbologia da renda, a exposição apresenta fotografias que levam o público a questionar o conceito de feminino e dos elementos a ele associados. A partir de um jogo com a palavra renda – substantivo – e renda – presente do imperativo do verbo render – as artistas propõem a pergunta principal para o desenvolvimento do trabalho: Uma mulher adornada de renda está rendada ou rendida? (Equipe: Danielle Vilas Bôas Évila dos Anjos, Maria Blasi e Aline Bueno).

Já no Salão Bruno Filisberti fica em cartaz também até o dia 4 a Exposição “Mulheres, o feminino que existe”, da artista plástica Rosana Lovato, que reúne 10 obras na técnica papier collé, com a temática feminina, retratando o cotidiano de mulheres em diferentes ocasiões, através de um olhar crítico e sensível. (Equipe: Rosana Lovato, Bibi Rodriguez, Dani Alvisi e Marcelo Abuchalla).

Já o hall de entrada do Espaço Cultural da Urca recebeu a exposição “Vivência das Iabás”, que busca explorar o autoconhecimento através da força e da sabedoria das iabás, as orixás femininas, apresentando os principais conhecimentos e elementos de cada uma delas: Iemanjá, Oxum, Iansã e Nanã. (Equipe: Fernanda Gonçalves Lourenço, Thais Stephanie da Costa, Francine Lopes Fernandes e Bruna Fanuchi).

A recepção da Urca também recebe a impactante exposição “Zapatos Rojos”, em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio, até domingo (4). Sapatos femininos espalhados pelo chão fizeram referência a mulheres assassinadas, além de performance e música ao vivo. (Equipe: Carine Michelucci, Daiana Aranda, Évila dos Anjos, Julia Montezano, Leidy Nara, Luciana Rossi, Tine Taga, Tamiris Rafaela Alves e Julia Souza de Almeida).

Realizado pela primeira vez, o Festival Identidade Feminina é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que visa atuar no enfrentamento de desigualdades históricas e destacar a participação feminina nas artes, incentivando e fomentando as produções culturais locais produzidas por e para pessoas desse universo.

Confira a programação completa:

1/2 – QUINTA-FEIRA
Mulheres Inspirando Mulheres
20h – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Espetáculo “Baton da Avom”

2/2 – SEXTA-FEIRA
19h – Saída da Praça Pedro Sanches até a Praça Getúlio Vargas
Cortejo das Minas e lançamento da Campanha “Carnaval sem assédio”
Movimento Fluido por Isadbob & Lo Firmino
21h – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Rita Lee Jones – Uma Celebração

3/2 – SÁBADO
10h30 – Museu Histórico e Geográfico
Espetáculo Musical “Compositoras”
15h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Espetáculo Projeto Escolha – Vozes Femininas
17h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Espetáculo musical Mulheres
18h30 – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Laudelina de Campos Melo
19h30 – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Ocupa Mia

4/2 – DOMINGO
13h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Pagus – A história na voz de brasileiras
14h30 – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Desde sempre. Fernanda Rossi
15h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Melhor Idade
16h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Pintura Coletiva Identidade Feminina: Eu Sou
16h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
The Bartos – Mulheres no Country
17h30 – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Tine canta nas estrelas
AquarElas
20h – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Espetáculo Flores nas Cinzas: O Subsolo do Sofrimento Feminino.

EXPOSIÇÕES

Exposição “Renda(se!)”
Espaço Cultural da Urca – Galeria Malala
De 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Exposição “Mulheres”
Espaço Cultural da Urca – Biblioteca Centenário
De 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Exposição “Zapatos Rojos”
Recepção do Espaço Cultural da Urca
De 29 de janeiro a 4 de fevereiro.