Fest Bandas e Fanfarras anima primeiro domingo do Julho Fest

O primeiro domingo do Julho Fest teve início com a 4ª edição do Fest Bandas e Fanfarras. Desde 2017, o evento integra a programação do Festival de Inverno. Neste ano, oito agremiações desfilaram pela Praça Pedro Sanches, celebrando também os 150 anos de Poços de Caldas, tema do Julho Fest 2022.

Com muita alegria, a Banda Marcial da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, formada por usuários, familiares e equipe da Adefip, abriu o desfile. Nesta edição, duas bandas convidadas também participaram: a Fanfa Show Maria Luiza da Silva, de Alfenas/MG, e a Banda Marcial Irene Lopes Sodré, de Campos do Jordão/SP. De Poços de Caldas, desfilaram a Banda Marcial Presidente Washington Luiz, a Banda do 103º/MG Grupo Escoteiro Pinheiro, a Banda Marcial Wilson Hedy Molinari, a Banda Marcial José Avelino de Melo e Banda Marcial Victor Cardinalli.

Todas as agremiações participantes receberam certificado e um troféu especial com o selo comemorativo dos 150 anos de Poços de Caldas. “É um momento de confraternização entre as bandas, que podem também mostrar à comunidade o trabalho que vem sendo realizado nas escolas”, destacou a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi.

A proposta resgata os encontros de bandas e fanfarras que, tradicionalmente, aconteciam em julho e que foram sendo esquecidos com o passar dos anos. “Para nós, este 4º Fest Bandas teve uma cara de recomeço. Foram dois anos sem eventos, sem ensaios, sem apresentações. Depois de tempos de incerteza, o evento mostrou que as bandas estão mais vivas do que nunca. Tivemos convidados de outras cidades e também bandas do município, demostrando que o evento já é grande e pode ser ainda maior. Já estamos planejando a 5ª edição com mais bandas convidadas, fomentando a cultura de bandas e atendendo cada vez mais crianças nesta iniciação musical nas escolas”, ressaltou o regente da banda da E. M. José Avelino de Melo e presidente da União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas, Leandro Amantéa Ragnoli.

O Fest Bandas e Fanfarras é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura, que tem como objetivo promover o trabalho pedagógico-musical e o intercâmbio entre as bandas marciais da cidade. “O Fest Bandas e Fanfarras se consolida na programação do Julho Fest, como uma atração que agrada moradores e turistas e, especialmente, proporciona a troca de experiências entre as corporações musicais estudantis”, enfatizou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.