Festival Identidade Feminina segue unindo reflexão e celebração

Programação gratuita e aberta vai até o próximo domingo, na Urca e seu entorno

Na última terça-feira (30), o tom de reflexão do Festival Identidade Feminina abriu espaço também para a celebração, com o espetáculo Black Birds, que apresenta o universo artístico dos Beatles através do olhar feminino. Idealizado pela artista visual Dani Alvisi, com as musicistas Aria Nery, Fernanda Dearo, Julia Montezano e Nathália Diniz, Black Birds saudou o pôr do sol nas árvores da Urca, com fãs dos Beatles de todas as idades. A programação da terça-feira teve início com o workshop Fluindo nos Malabares, com a artista Daiana Aranda, da companhia Circonicos, no Salão Bruno Filisberti.

Trama – Memória das Águas ocupou o palco das árvores da Urca, com uma apresentação cênica autoral, que parte de narrativas pessoais. A Biblioteca Centenário também foi palco da programação, com a roda de conversa “Mulheres na Literatura”, com Taty Siqueira. Fechando a programação de terça-feira, o Teatro Benigno Gaiga recebeu a intervenção artística “Mulheres da Terra: as filhas de Pedra Branca”.

Realizado pela primeira vez, o Festival Identidade Feminina é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que visa atuar no enfrentamento de desigualdades históricas e destacar a participação feminina nas artes, incentivando e fomentando as produções culturais locais produzidas por e para pessoas desse universo.

Programação
Nesta quarta-feira (31), a programação tem início às 17h, na Biblioteca Centenário, com o encontro “Meu corpo, minha biografia”, com a escritora Jéssica Balbino. Durante a vivência, ela vai compartilhar seus processos criativos, a partir da linha Meu corpo, minha biografia, com as principais vozes e corpos que fazem parte da sua formação até aqui. Além disso, ocorrerá uma oficina de escrita criativa a partir do corpo, direcionada especialmente às mulheres e pessoas trans.

Às 17h30min, o espetáculo “Travessias de uma Caixeira” é a atração na Praça das Árvores da Urca, em frente à Secult. O experimento cênico conta a história de DonA’lma, senhora trabalhadora rural e tocadora da caixa do divino, que traz em suas cantorias histórias que atravessam a sua vida, tanto na lida na roça com a terra, quanto nos momentos de devoção a Nossa Senhora, pedindo e principalmente agradecendo (com Camila Ribeiro, Évila dos Anjos, Isabela Viana, Sandra Ribeiro e Danielle Marques).

Na sequência, às 19h, também nas árvores da Urca, a Cia de Teatro Conscius Dementia apresenta “Carta ao Meu Corpo”. O espetáculo é um pedido de desculpas das atrizes para si mesmas por todas as vezes em que se torturaram, se odiaram e mais que tudo desejaram ser outro alguém. Um espetáculo de reconexão, busca pelo autoconhecimento e pela autoaceitação do próprio corpo. Após a apresentação, o grupo fará um bate-papo sobre o espetáculo.

Já na recepção do Espaço Cultural da Urca, às 19h40, na Intervenção Zapatos Rojos, as artistas farão uma performance em homenagem a todas as mulheres vítimas de feminicídio, com uma exposição de sapatos femininos espalhados pelo chão e algumas referências a mulheres assassinadas, além de intervenção musical ao vivo.

Fechando a programação desta quarta-feira, às 20h, no Teatro Benigno Gaiga, a Companhia Teatral Mundano apresenta o espetáculo “As Libertadoras da América”. A escritora Maria Graham desperta com batidas estrondosas na porta. São as mulheres que lutaram pela liberdade da América. Cada acontecimento, da imperatriz à escravizada, da professora à costureira, tece as histórias de liberdade de um continente sob a dominação espanhola e portuguesa.

Toda a programação é gratuita e aberta. Confira!

31/1 – QUARTA-FEIRA
17h – Espaço Cultural da Urca – Biblioteca Municipal Centenário
Encontro Meu corpo, minha biografia
17h30 – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Espetáculo Travessias de uma Caixeira
Espetáculo Carta ao Meu Corpo
19h40 – Recepção do Espaço Cultural da Urca
Intervenção Zapatos Rojos
20h – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Espetáculo As Libertadoras da América

1/2 – QUINTA-FEIRA
19h – Praça Getúlio Vargas
Mulheres Inspirando Mulheres
20h – 19h – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Espetáculo “Baton da Avom”

2/2 – SEXTA-FEIRA
19h – Saída da Praça Pedro Sanches até a Praça Getúlio Vargas
Cortejo das Minas e lançamento da Campanha “Carnaval sem assédio”
Movimento Fluido por Isadbob & Lo Firmino
21h – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Rita Lee Jones – Uma Celebração

3/2 – SÁBADO
10h30 – Museu Histórico e Geográfico
Espetáculo Musical “Compositoras”
15h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Espetáculo Projeto Escolha – Vozes Femininas
17h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Espetáculo musical Mulheres
18h30 – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Laudelina de Campos Melo
19h30 – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Ocupa Mia

4/2 – DOMINGO
13h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Pagus – A história na voz de brasileiras
14h30 – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Desde sempre. Fernanda Rossi
15h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Melhor Idade
16h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Pintura Coletiva Identidade Feminina: Eu Sou
16h – Árvores da Urca (em frente à Secult)
The Bartos – Mulheres no Country
17h30 – Árvores da Urca (em frente à Secult)
Tine canta nas estrelas
AquarElas
20h – Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga
Espetáculo Flores nas Cinzas: O Subsolo do Sofrimento Feminino.

EXPOSIÇÕES

Exposição “Renda(se!)”
Espaço Cultural da Urca – Galeria Malala
De 29 de janeiro a 4 de fevereiro