Fila Zero: Saúde comemora mais 05 especialidades zeradas

Foi com grande emoção que na manhã desta sexta-feira (23), foi realizada mais uma cerimônia para tocar o sino do Saúde Fila Zero, em comemoração a meta batida de 05 especialidades zeradas. Como forma de motivação e estímulo para os servidores, foi instalado um sino na secretaria de Saúde e toda a vez que um objetivo for alcançado ele é tocado.

Desta vez, a ação foi mais simbólica, pois quem bateu o sino, foi Suellen Cristina, mãe do pequeno Heitor Silva Fidelis de 1 ano e 6 meses, que foi atendido dentro do Programa Fila Zero, visto que precisava realizar um exame de Tomografia de Crânio. “Eu estou muito feliz, porque graças ao Fila Zero eu consegui realizar o exame que meu filho precisava e agora estou aqui com a maior satisfação e felicidade de ter tocado o sino”, enfatizou Suellen.

O secretário de saúde, Thiago Mariano, destacou a felicidade do momento. “Esse momento é muito simbólico, comemoramos aqui filas zeradas, mas também a qualidade de vida que é devolvida a cada paciente que aguardava um procedimento e foi atendido. Estamos chegando a reta final e a intenção é dar continuidade a esse programa que foi tão benéfico a saúde de Poços.”

De acordo com o prefeito, Sérgio Azevedo, o Saúde Fila Zero é resultado do trabalho que os servidores estão realizando. “Eu não podia deixar de vir, parabenizar o Thiago e Carlos e toda a equipe. Tem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que até mesmo os servidores não tem ideia. O que estamos realizando na saúde é resultado de muito trabalho. Nossos profissionais da Saúde seguem muito empenhados, tanto na etapa de agendamento quanto na realização das consultas. Os números variam e atendemos um volume muito alto de pessoas, mas queremos manter essas filas zeradas. Não por acaso, a saúde de Poços de Caldas tem se tornado uma referência em território nacional.”

Foram zerados exame de audiometria (275), consultas de pneumologia (1.360) e urologia (2.445). Também foram zeradas as cirurgias ginecológicas (147) e de otorrinolaringologista (198). O objetivo do Fila Zero é realizar todos os procedimentos represados até dezembro de 2022 a serem realizados durante o ano de 2023, colocando em dia uma fila que em alguns casos passa de 5 anos. São mais de 50 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

A vereadora Regina Cioffi, representou o legislativo e parabenizou o trabalho que está sendo realizado na saúde. “Desde o começo a maioria de nós sabia que ia dar certo, pois tudo se faz com gestão. Entramos com dificuldades, e digo que a situação que a saúde está hoje é um cenário inimaginável. Tantas obras e tantas coisas acontecendo, dedicação a tantas coisas da cidade, é um mérito de todos. Estamos juntos porque a intenção é boa, as mudanças estão acontecendo, não só são palavras e isso é muito importante. Estou orgulhosa e quero agradecer em nome da Câmara Municipal de Poços de Caldas.

Além dos procedimentos que já estão com a demanda zerada, outras especialidades estão com as demandas fluindo com celeridade. Dos mais de 50 mil procedimentos, 42.188 já foram realizados desde o lançamento do programa.

Dos 16.925 procedimentos restantes, 6.676 são procedimentos e consultas oftalmológicas que serão realizados até o final desse ano.

A secretaria de saúde ressalta que caso, alguma pessoa esteja aguardando algum procedimento referente ao ano de 2022, deve entrar em contato pelo telefone 3114-8127 para atualização dos dados e posterior marcação do procedimento.