Formações do Instituto Esporte e Educação – Rede de Escolas Ativas seguem em Poços de Caldas

Profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas participaram, nesta terça-feira e quarta-feira (16 e 17), do 3º módulo do Projeto Formações IEE – Instituto Esporte e Educação – Rede de Escolas Ativas, divididos em duas turmas, nos períodos da manhã e tarde, no Espaço Cultural da Urca.

O Instituto Esporte & Educação desenvolveu uma metodologia de ensino para formar os profissionais que atuam na Educação Física, com intuito de educar as crianças e jovens a se tornarem cidadãos críticos, participativos e transformadores da sua realidade e avalia e reconstrói essa metodologia continuamente para atender as demandas, necessidades e interesses das comunidades atendidas.

Em Poços de Caldas, a iniciativa teve início em maio e segue até o final do ano letivo, com o 4º e último módulo, que será realizado no formato on-line. O projeto está sendo desenvolvido pela primeira vez na cidade, pelo Instituto Esporte e Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Alcoa. Participam da formação aproximadamente 80 educadores da Educação Infantil de Poços de Caldas, entre professores das turmas de Jardim I e II e coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil municipais.

No Módulo 3, foram abordados temas como expectativas relacionadas ao processo formativo, plano de ação e selo Escola Ativa, entre outros. A formação é voltada para a potencialização das escolas para que se tornem cada vez mais ativas, destacando a importância do movimento no desenvolvimento dos alunos, especialmente na Educação Infantil.

“É um projeto bastante relevante no processo de formação continuada dos nossos educadores, com impactos positivos na Educação Infantil do município. Agradecemos a Alcoa pela parceria, que sempre rende frutos em prol da educação de Poços de Caldas”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.