Friozinho chegando e a dica é encontrar um bom lugar para ler O meu pé de laranja lima

Nestes dias frios, a dica é um bom lugar para ler um bom livro. A indicação de leitura das bibliotecas públicas de Poços de Caldas é infantojuvenil, mas pode ser uma boa sugestão também para adultos descobrirem ou reencontrem o grande sucesso brasileiro O meu pé de laranja lima.

O livro narra a história de Zezé, um menino de cinco anos, inteligente, sensível e de uma imaginação incrível, que mora nos arredores da cidade do Rio de Janeiro, cujo pai se encontra desempregado. Assim, sua mãe passa a sustentar a casa com o árduo trabalho fabril.

Zezé cria um mundo de fantasia para se refugiar de vários momentos infelizes que evidenciam a violência física por parte de seu pai. E um pé de laranja lima, no fundo do quintal, torna-se o seu confidente, e é a esse novo amigo que ele confia seus segredos, questionamentos e suas travessuras.

Publicado em 1968, O meu pé de laranja lima foi o maior êxito do escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos, nascido em 1920 e falecido em 1984. O livro foi traduzido para mais de cinquenta línguas e influenciou gerações no Brasil e no exterior.

Com o enorme sucesso da obra, surgiram adaptações para o cinema e para a televisão (uma novela realizada pela TV Tupi e duas pela TV Bandeirantes). José Mauro de Vasconcelos nasceu em uma família nordestina que havia migrado para o Rio de Janeiro. Os pais tinham poucos recursos e ele, ainda criança, teve que mudar para o Rio Grande do Norte, onde foi criado pelos tios em Natal.

“José Mauro de Vasconcelos, com um estilo simples e bastante singular, narra a história pela perspectiva de uma criança de cinco anos de idade e utiliza uma linguagem conotativa – figurada, simbólica – comum em textos literários, mas bastante marcante nesse escritor” (Selória; Corsi, 2015).

O meu pé de laranja lima está disponível para empréstimo em todas as unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas. Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.