Fundação Jardim Botânico retoma visitas guiadas em Poços de Caldas

Na manhã desta terça-feira (08), o prefeito Sérgio Azevedo juntamente ao vice Júlio César de Freitas, e secretários municipais, realizaram a primeira visita guiada após a reabertura oficial ao público da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas.

Após um longo período com as visitações presenciais suspensas, em decorrência da Pandemia, o espaço retorna ao funcionamento por meio de agendamentos. Ações que poderão ser retomadas, tanto para pesquisa, quanto turismo e até mesmo à escolas que realizam as visitas junto aos alunos, de diversas faixas etárias.

“Poços de Caldas é uma das poucas cidades do Brasil a possuir um Jardim Botânico e temos muito orgulho disso. É um espaço maravilhoso e que felizmente poderá voltar a ser aberto à visitação, proporcionando que mais pessoas conheçam o local, tanto para pesquisa, quanto para Turismo e Educação, voltada às Escolas. Este zelo ao Meio Ambiente é uma prioridade, por isso valorizamos muito a Fundação.”, aponta o prefeito Sérgio Azevedo.

As atividades de uso público serão realizadas de terça-feira a domingo, no horário de 9h00 às 14h30, seguindo a retomada gradativa das atividades, sendo realizadas o máximo de cinco visitas monitoradas por dia, com um grupo limite de 15 pessoas em cada uma das visitas, não sendo necessário agendamento prévio.

Visitas de escolas e instituições de ensino e pesquisa serão realizadas apenas as terça e quartas-feiras, a partir 05 de abril de 2022 e o agendamento ocorrerá a partir de 28 de março de 2022 pelo email (dtecfjbpc@gmail.com) com a equipe de educação ambiental. As visitas deverão ser obrigatoriamente acompanhadas dos responsáveis pelos estudantes e instituições de ensino.

Durante a visita será possível conhecer alguns atrativos do Jardim Botânico, como a estufa de visitação, a estufa dos bonsais, o canteiro de plantas medicinais, a Casa da Cultura Caipira, o arboreto, o meliponário e o deck que permite a contemplação da paisagem e da reprodução do ambiente da Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca. O local possui ainda exemplares de árvores nativas, bromélias, samambaias, gramíneas e orquídeas que ocorrem na Mata Atlântica e na região do planalto de Poços de Caldas.

Participaram da visita, os secretários municipais de Serviços Públicos Antônio Donizetti e o adjunto Anderson Roberto e a secretária de Administração, Ana Alice de Souza.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3715-6054.