GCM PARTICIPA DO SEMINÁRIO “CÃO OPERACIONAL FARO DE DROGAS” PARA APRIMORAR HABILIDADES DOS FAREJADORES DE POÇOS DE CALDAS

A Prefeitura de Poços de Caldas, através da Defesa Social, por meio do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos por meio de um curso intensivo para adestradores de cães farejadores. O evento, intitulado “Cão Operacional Faro de Drogas”, reuniu equipes de diversas cidades do Brasil e proporcionou um ambiente propício para troca de experiências e aprendizado.

O treinamento, aconteceu na GCM de Sorocaba- SP, e os participantes receberam instruções teóricas em sala de aula, onde aprenderam técnicas avançadas e procedimentos atualizados no campo do adestramento canino. Além das atividades práticas, permitindo que todas as equipes aplicassem os conhecimentos adquiridos em situações reais de treinamento.

O secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, destacou a importância da participação ativa dos GCMs de Poços no seminário. “Durante os três dias de curso, os GCMs receberam instruções teóricas e práticas essenciais para o aprimoramento de suas habilidades. Além dos guardas o GCM Skye também participou da parte prática do evento, demonstrando nosso compromisso em estar cada vez mais preparado para as missões que enfrentamos diariamente”, afirmou o secretário.

O canil da Guarda Civil Municipal conta com dois membros especiais da raça “Pastor Belga Malinois”, chamados de Onix e Skye. Cães treinados desempenham um papel crucial na manutenção da ordem e na proteção da comunidade. Onix e Skye são exemplos estabelecidos desse compromisso, trazendo habilidades especiais e dedicação inigualáveis ​​para a equipe.

Além da equipe do GCM de Poços de Caldas, o seminário contou com a participação de equipes dos GCMs de diversas cidades, incluindo Amparo, Atibaia, Betim (MG), Buri, Cabreúva, Cajamar, Cerquilho, Conchal, Guarulhos, Ibiúna, Indaiatuba, Itapeva, Itapira, Itararé, Itu, Itupeva, Jundiaí, Limeira, Mairiporã, Pirassununga, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tietê. Além das equipes da Guarda Portuária de Santos e das Polícias Militar e Penal de Sorocaba, que também participaram do evento.

O seminário “Cão Operacional Faro de Drogas” foi uma oportunidade valiosa para as equipes de adestradores de cães farejadores aprimorarem suas técnicas, compartilharem conhecimentos e fortalecerem os laços entre as instituições de segurança pública.