Geminação Poços de Caldas e Ponte da Barca Fortalece Laços Culturais e Históricos

O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, visitou a cidade de Ponte da Barca em Portugal, que se tornou irmã de Poços de Caldas por meio de um processo de geminação, em maio desse ano de 2023, em que o ato de irmanação foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Manuel dos Reis Marinho, e pelo prefeito, Sérgio Azevedo em Poços de Caldas.

Ressaltando o compromisso com a construção de relações internacionais e a preservação do patrimônio histórico, Sérgio Azevedo participou da conferência de assinatura do acordo de geminação entre Poços de Caldas e Ponte da Barca. O objetivo central desse acordo era estreitar os laços de amizade e cooperação entre as duas cidades, com base no valor histórico e literário dos registros epistolares do filho ilustre de Ponte da Barca, Cypriano Joseph da Rocha. Este personagem renomado é reconhecido como um dos descobridores da região do Sul de Minas Gerais por volta de 1728, desempenhando um papel crucial na formação e desenvolvimento dessa área. Além disso, ele desmistificou a ideia de que o sul de Minas pertencia unicamente a São Paulo, contribuindo para uma compreensão mais ampla da história regional.

Durante a estadia, houve uma série de compromissos significativos, visitou Lóbios, na Espanha, além do conselho de Ponte da Barca, uma tradição mais profunda na cultura e nos aspectos cotidianos da cidade irmã. Houve ainda a assinatura formal do acordo de gestão. Essa cerimônia representou o compromisso oficial entre as duas localidades e solidificou o início de uma colaboração significativa.

O prefeito também teve a oportunidade de participar do cortejo etnográfico, e se juntar à romaria de São Bartolomeu, eventos emblemáticos da cultura e tradição de Ponte da Barca.

Segundo o prefeito, Sérgio Azevedo, essa visita simboliza não apenas a conexão geográfica, mas também o desejo mútuo de compartilhar conhecimentos, experiências e promover um intercâmbio cultural e econômico lucrativo para ambas as partes. ” Além de estreitar laços, a geminação entre Poços de Caldas e Ponte da Barca promete um futuro repleto de colaborações culturais, históricas e econômicas, respeitando o legado de Cypriano Joseph da Rocha e celebrando uma herança compartilhada entre essas comunidades distantes geograficamente, mas unidas por uma causa em comum.”