Governo de Minas firma parceria com a Ferrero para desenvolver parque esportivo inovador em Poços de Caldas

(Foto: Aluísio Eduardo / Imprensa MG)

O Governo de Minas Gerais firmou uma parceria significativa com a empresa Ferrero, instalada em Poços de Caldas, conhecida por sua excelência na produção de confeitaria fina. Em uma cerimônia realizada em Alba, na Itália, no dia 12 de setembro, foi assinado um protocolo de intenções que trará benefícios educacionais e esportivos para o estado de Minas Gerais.

O protocolo de intenções tem como objetivo a instalação de um parque educacional em Poços de Caldas. Além disso, pretende expandir as atividades do programa educacional Kinder Joy of Moving, com o qual o Estado já mantém uma parceria de sucesso.

O parque em Poços de Caldas será inspirado no modelo já existente na cidade italiana de Alba, desenvolvido com o propósito de melhorar as ações de educação e incentivo ao esporte para crianças e jovens entre 6 e 12 anos. O governador de Minas Gerais enfatizou a importância desse projeto ao destacar a crença na transformação através da educação, do esporte e do desenvolvimento pessoal para um futuro melhor.

O programa Kinder Joy of Moving chegou ao Brasil em 2018, mediante uma parceria com a prefeitura de Poços de Caldas. Ele se baseia na metodologia Joy of Moving, que já foi implementada em 96 municípios mineiros e atende a aproximadamente 459 escolas estaduais, focando em crianças de 6 a 12 anos. O programa visa inspirar crianças e jovens a se movimentarem por meio de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades-chave. Além disso, as atividades do programa estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A parceria vai além das atividades presenciais, incluindo uma biblioteca de jogos em vídeo exclusivamente para professores inscritos no programa, acessível através da plataforma global Joy Of Moving Education.

A instalação do parque educacional em Minas é possível graças à iniciativa público-privada, permitindo um modelo de negócio que viabilize a aplicação rigorosa e precisa da metodologia do Joy of Moving.

Até o momento, o programa já formou mais de 1.700 profissionais da educação e levou atividades físicas a mais de 9 mil crianças e adolescentes em Poços de Caldas e a outros 18 mil jovens em todo o estado de Minas Gerais. Em 2022, mais de 1.000 professores de mais de 450 escolas estaduais foram convidados a participar do programa, visando alcançar cerca de 100 mil crianças em todo o estado.

A Secretaria de Estado de Educação e sua Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais desempenham um papel crucial no desenvolvimento do projeto, fornecendo orientações estratégicas e relacionamento com as escolas.

A Ferrero do Brasil também assume responsabilidades importantes, incluindo o suporte estratégico para articulação com instituições parceiras, gerenciamento de atividades com educadores e a produção de eventos de formação, bem como a elaboração de relatórios de acompanhamento.

A Ferrero, que teve seu início na Itália em 1946, é hoje o terceiro maior produtor global de doces e chocolates, com presença em mais de 170 países. No Brasil, a empresa está presente desde 1994, e sua fábrica em Poços de Caldas, Minas Gerais, é um importante centro de produção que atende tanto ao mercado interno quanto à exportação para países da América do Sul.

Essa parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Ferrero é um exemplo inspirador de como a colaboração público-privada pode promover a educação e o desenvolvimento físico e emocional de crianças e jovens, contribuindo para um futuro mais brilhante e saudável para a comunidade local e o estado como um todo, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins. “A SEDET acompanha de perto todos os projetos instalados na cidade e essa colaboração trará inúmeros benefícios que vão muito além das fronteiras do ensino e do esporte, como desenvolvimento econômico.”

Já para o prefeito, Sérgio Azevedo, a instalação do parque educacional em nossa cidade representa uma oportunidade única de proporcionar um ambiente de aprendizado interativo e divertido para nossas crianças e jovens.” Esse parque não apenas enriquecerá suas vidas com experiências educacionais, mas também promoverá um estilo de vida ativo e saudável, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional de nossa juventude. Além disso, o programa Kinder Joy of Moving, com sua metodologia Joy of Moving, já provou ser uma ferramenta valiosa para inspirar nossos educadores e alunos a se envolverem em atividades físicas e esportivas de forma mais significativa. Ao unir forças com uma empresa de renome internacional como a Ferrero, estamos demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade e de nossa região que não apenas traz benefícios educacionais e esportivos, mas também impactos econômicos positivos. A empresa já é uma parte importante de nossa economia local, criando empregos e contribuindo para o crescimento de Poços de Caldas.”