Grupo de apoio às mulheres é realizado na UBS Regional Sul

Com o objetivo de melhorar a abordagem no atendimento integral e preventivo às mulheres, a equipe da Unidade Básica de Saúde Regional Sul, desenvolveu um grupo direcionado às demandas específicas desse grupo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 70% dos usuários do SUS são mulheres, sendo elas as principais cuidadoras de filhos, netos e pacientes acamados, sendo uma figura de alicerce na sua família e na comunidade, necessitando de um espaço de apoio com escuta qualificada, além de acesso a pautas que promovam reflexões e mudanças em prol da sua saúde física, mental e social.

A dentista, Gislene Barbosa Luciano se dedica aos estudos voltados à saúde integral da mulher e sobre questões de saúde pública que afetam as mulheres na atualidade e falou sobre a expectativa do projeto. “Esperamos oferecer periodicamente um espaço de lazer e socialização, identificar figuras potentes de liderança e colocar a usuária numa posição de protagonismo para fortalecimento de sua comunidade.”

No grupo, serão discutidos temas de diferentes esferas do universo feminino como: pressões estéticas, sororidade, direitos da mulher, relacionamentos, autoestima, pautas raciais, maternidade, violência, empreendedorismo feminino, violência doméstica, sexualidade, entre outros.

Após as reuniões, será ofertada às alunas, uma aula de dança liderada pelo professor André Luis Nicolau, que além de ser uma personalidade muito expressiva no meio, é também paciente, morador da Zona Sul.

A iniciativa vem de encontro com o Plano Nacional de Política para as Mulheres que tem como finalidade promover a autonomia econômica e financeira das mulheres; a equidade de gênero, raça e etnia nas relações de trabalho; promover políticas de ações afirmativas que reafirmem a condição das mulheres como sujeitos sociais e políticos; garantir o acesso a bens e serviços.