Inscrições abertas para curso “Elaboração de instrumentos arquivísticos relativos às atividades-fim”

Autarquia Municipal de Ensino vai ofertar tutoria presencial para curso voltado a servidores públicos

A Autarquia Municipal de Ensino está com inscrições abertas para o curso on-line “Elaboração de instrumentos de gestão de documentos arquivísticos relativos às atividades-fim”. No projeto, a AME vai ofertar tutoria presencial para o curso da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

A tutoria presencial será realizada nos dias 21, 23, 28 e 30/03, das 12h às 14h, no Auditório da Autarquia Municipal de Ensino (Rua Minas Gerais, 664 – 5º andar). As inscrições devem ser realizadas pelo link https://sites.google.com/view/cursousuriosdoserviopublico/início.

Apresentação
Para iniciar, será oferecido o acompanhamento para o curso disponível no Portal ENAP (https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo). O curso foi desenvolvido pelo Arquivo Nacional em 2021, com foco na necessidade de capacitar de forma básica os membros de Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD), de órgãos/entidades do Poder Executivo, para a elaboração de Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de documentos de arquivo, relativos às atividades-fim.

A carga horária é de 20h no ambiente on-line. A Autarquia Municipal de Ensino disponibilizará a tutoria do curso, com videoaulas e realização de exercícios avaliativos. No dia 30/03, será realizada a atividade de encerramento direto no portal ENAP para emissão do certificado. A Autarquia emitirá declaração de presença para servidores que participarem.

O conteúdo programático inclui quatro módulos: Aspectos gerais da classificação e avaliação; Etapas para elaboração dos instrumentos de gestão de documentos; Elaboração do código de classificação de documentos; Elaboração da Tabela de temporalidade e destinação de documentos, além do módulo de encerramento.