Inscrições abertas para profissionais de artes cênicas que desejam atuar no Festival Estudantil de Teatro

A Secretaria Municipal de Cultura lançou, nesta terça-feira (14), o Edital Secult 5/2024, que visa credenciar profissionais artísticos para o 33º Festival Estudantil de Teatro – FET 2024. Os profissionais selecionados vão atuar de forma remunerada na montagem, ensaios e demais processos necessários junto às escolas da Rede Municipal de Ensino para as apresentações no FET.

A iniciativa, que teve início em 2022, atende a demanda da Secretaria Municipal de Educação, proporcionando para as escolas e alunos uma experiência diferenciada sobre a produção de apresentações culturais, além de estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os envolvidos.

O FET tem como objetivo fomentar a prática teatral de maneira cooperativa, incentivar o protagonismo estudantil e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, professores e comunidade escolar. As ações do festival acontecem nas unidades escolares e as apresentações no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, serão realizadas em outubro de 2024.

“Mais uma vez, a iniciativa pretende proporcionar para as escolas e estudantes uma experiência diferenciada sobre montagem e produção de apresentações culturais, atuando também na ampliação de oportunidades para os profissionais de artes cênicas da cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Inscrições
A inscrição é gratuita e permitida somente para agentes culturais locais, com atuação prioritária artístico-cultural em qualquer das linguagens previstas: circo, dança e teatro. Cada profissional selecionado será remunerado no valor total de até R$ 4.500 para atendimento em uma unidade de ensino. Poderão ser custeadas despesas para figurino, cenário, transporte e outras similares em até R$ 1.000,00.

As inscrições devem ser realizadas a partir desta terça-feira (14) até 18h do dia 27 de maio, mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/DpPuwi3SF9arYpjP6 que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br no espaço denominado “Editais da Cultura”.

A avaliação da qualificação técnica e da experiência profissional do interessado será realizada considerando o currículo e a documentação comprobatória enviada juntamente com o formulário de inscrição de acordo com o quadro de pontuação previsto no edital.

A Comissão de Seleção e Organização do edital foi nomeada por meio da Portaria Secult 7/2024 e é formada pelas servidoras Mariana Chaves Oliveira, Carolina dos Santos Barbosa, Danieli Aparecida Lopes, Lavínia Crestani do Vale, Laura Regina Sangiorato Moraes, Letícia Fernanda Borges de Lima, Marianna Gonçalves de Carvalho, Raissa de Melo e Silva Ferreira e Silvana Alves de Alcântara.

Informações adicionais poderão ser obtidas na Secult pelos telefones 3697-2389/2335, pelo WhatsApp da Secretaria 9 9273-0022, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail: secultpocos@gmail.com.