Inscrições de propostas para a concessão de oportunidades culturais da Lei Paulo Gustavo seguem até 23 de outubro

Serão contempladas também 20 oportunidades para gravação de single

Seguem até 18h do dia 23 de outubro as inscrições para o Edital Especial da Lei Paulo Gustavo 2/2023, voltado para a concessão de oportunidades culturais para as diversas linguagens artísticas. O edital visa à seleção de propostas culturais para receberem oportunidades com objetivo de incentivar a produção cultural do município de Poços de Caldas.

A proposta cultural deve se enquadrar nas categorias: Oportunidade de Pesquisa; Oportunidade de promoção, difusão, circulação, intercâmbio, capacitação e residência cultural; e Oportunidade de gravação de música autoral. Para este edital, a Secretaria Municipal de Cultura recebeu, até o momento, seis propostas inscritas.

O total disponibilizado aproximado para este edital é de R$ 426 mil e cada proposta selecionada receberá o valor fixo de R$ 6 mil, sendo 20 oportunidades para gravação de single e 51 para oportunidades de pesquisa e de promoção, intercâmbio e residência cultural nas seguintes linguagens artísticas: teatro, música, dança, circo, cultura tradicional, artes plásticas, artes visuais, literatura, fotografia e gastronomia.

As inscrições devem ser realizadas até 18h de 23 de outubro, próxima segunda-feira. As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/M2mwQ32omfJLi3Z36 que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br no espaço denominado Editais da Cultura.

Também está aberto o Edital Especial LPG 1/2023, que é voltado para propostas na área do audiovisual. Os editais estão disponíveis no campo Editais/Cultura ou neste link https://encurtador.com.br/hlty8.

Lei Paulo Gustavo
A Lei Complementar 195, conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem combater e minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural e leva o nome do humorista Paulo Gustavo, que morreu em decorrência da doença, em 2021, aos 42 anos.

Para Poços de Caldas foi destinado o valor total de R$ 1.479.377,17, dos quais cerca de 70% serão destinados aos trabalhadores e trabalhadoras do audiovisual e 30% para as demais linguagens artísticas. Os recursos estão em conta própria e os valores atualizados totalizam R$ 1.519.259,39.