Inscrições para o Programa Cultivando a Mata Atlântica se encerram na sexta

Participantes do workshop sobre o Programa Cultivando a Mata Atlântica

Com o objetivo de apresentar o Cultivando a Mata Atlântica, a Unidade da Alcoa em Poços de Caldas promoveu um workshop, no dia 28 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O evento reuniu representantes das escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental de Poços de Caldas, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino, e foi conduzido por Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Alcoa; Gabriel Cardoso, estagiário de Assuntos Institucionais, e Paulo Fernando Junqueira, da Consultoria Enutrium.

Em 2019, o Programa terá a participação de doze turmas (6 por semestre), com aproximadamente 25 alunos em cada uma. As escolas interessadas em participar devem se inscrever até a próxima sexta-feira, 15 de março, na Secretaria de Educação ou na Superintendência Regional de Ensino, por meio de formulário padrão fornecido no dia do Workshop.

O Programa é realizado desde 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, Superintendência Regional de Ensino, Fundação Jardim Botânico e Consultoria Enutrium, e direcionado a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a realidade ambiental da região e despertá-los para o bioma Mata Atlântica.

Durante quatro encontros, três deles realizados no Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas e o último no Jardim Botânico, os alunos estudam e participam de atividades práticas sobre biodiversidade, biomas e a Mata Atlântica, conservação de recursos naturais (água), importância de preservar a floresta, queimadas, flora e fauna da Mata Atlântica, comércio ilegal de animais, mineração sustentável, reabilitação de áreas mineradas e o alumínio no dia a dia das pessoas. Nestes cinco anos, cerca de dois mil alunos já participaram do Cultivando a Mata Atlântica

“Esta parceria com a Alcoa possibilitou a realização de uma das mais importantes ações de educação ambiental no município”, destacou Mario Augusto Marques, coordenador da Divisão de Projetos da Secretaria de Educação. “E todos ganham com isto, alunos e professores”.

Para Francisco de Assis, professor de Ciências da Escola Municipal Pedro Affonso Junqueira, o Cultivando é uma iniciativa muito boa. “Os jovens estão cada vez mais distantes do contato com a terra e a mata. O Programa permite que eles vivenciem, na prática, o que aprendem na sala de aula”, explica Francisco.